Brasileiro de 12 anos cria aplicativo para gerenciar notas escolares

08 Maio 2013 - 19:01

Foto: Reprodução Facebook

Foto: Reprodução Facebook

Um estudante brasileiro de 12 anos de idade desenvolveu um aplicativo para smartphones e tablets que gerencia notas escolares e calcula quanto o usuário precisa para ser aprovado no fim de cada bimestre.

Batizado de “iBoletim Brasil”, o aplicativo foi criado por Natan Gorin durante as provas finais do ano passado em que, além dele, outros colegas precisavam saber quanto precisavam para serem aprovados. Após um aperfeiçoamento no período de férias escolares, o aplicativo foi disponibilizado na AppleStore – loja de aplicativos da Apple – e chegou a ficar em primeiro lugar na lista de aplicativos gratuitos, totalizando 24 mil downloads.

“Vários amigos vinham me pedir para calcular quantos pontos eles precisavam tirar no boletim para passar de ano. Para não ter que fazer na mão a conta para todos, resolvi começar este aplicativo”, conta Gorin. O aplicativo cuida de todos os cálculos necessários, bastando ao usuário apenas informar as matérias que cursa, a média para aprovação e notas tiradas em provas e trabalhos ao longo de cada bimestre.

Durante o desenvolvimento do aplicativo, os próprios colegas de classe de Natan realizaram testes e apontaram mudanças para tornar o aplicativo mais flexível e adaptável à realidade de alunos de outras escolas.

Por enquanto, o “iBoletim Brasil” conta apenas com a versão para iPhone e iPad – a partir da versão 6.0 do iOS, o sistema operacional da empresa norte-americana criada por Steve Jobs. Além do aplicativo, o estudante também disponibilizou um site oficial, no qual interessados podem tirar dúvidas sobre o programa e fazer o download, por meio da AppleStore. O site do aplicativo informa que ao menos uma escola já usa o aplicativo.

O estudante brasileiro também gravou e disponibilizou um vídeo no YouTube onde explica as funcionalidades e conta um pouco da históra de desenvolvimento do aplicativo.

Por Jornal GGN

Comentários