05 jan

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Como Ter um Consultório de Sucesso em 2022

Foto: Bruno Germany / Pixabay

As especializações na área médica representam a prioridade dos profissionais que intencionam executar sua função com primor. O que ocorre com frequência é que muitos médicos acabam por deixar as habilidades de gestão, chamadas de “soft skills” de lado e sentem dificuldade em impulsionar seus consultórios, além de exercer a profissão com qualidade.

Para ter um consultório de sucesso neste ano que se inicia, é preciso entender de tudo um pouco. Para isso, um planejamento estratégico pode ser uma base interessante para respaldar as tomadas de decisão que irão culminar em resultados favoráveis. 

Ser um médico empreendedor envolve estar por dentro das inovações digitais, do contexto sócio-econômico do país e das tendências administrativas do mercado.

Como é de costume para algumas pessoas no início do ano, preparamos um checklist de ações para você bombar em seu consultório em 2022.

Mantenha as finanças em ordem

É muito importante começar o ano com as finanças em ordem, o que inclui fluxo de caixa e controle de estoque. Realizar o mapeamento financeiro possibilita identificar as áreas que precisarão de mais investimentos ou de redução de custos.

Você pode ter uma pessoa responsável no seu consultório para cuidar da área financeira, mas é importante que tenha conhecimento do saldo e dos débitos, quais são os fornecedores de melhor custo-benefício e qual é o histórico de despesas do ano anterior.

Adapte-se ao “novo normal”

A pandemia modificou o comportamento digital que foi potencializado pelo distanciamento social. Isso significa que cresceu o número de consultas realizadas por videochamada, assim como de prescrição eletrônica e a busca por informações preventivas na Internet.

Oferecer esse tipo de suporte para os pacientes, com qualidade de conexão e de conteúdo, são adaptações necessárias aos consultórios de sucesso. Compreender as necessidades e expectativas dos pacientes pode fidelizar e garantir novas maneiras de realizar consultas.

A criação de conteúdo relevante na área de saúde para as redes sociais como Instagram, LinkedIn e TikTok pode aproximar sua clínica dos pacientes que buscam sanar suas dúvidas de maneira confiável. É preciso contar com a ajuda da tecnologia para fazer um trabalho pedagógico dentro da área da saúde, o que dá credibilidade ao trabalho de relacionamento da clínica com os pacientes.

Atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

O profissional de medicina precisa estar integrado com as inovações tecnológicas, especialmente porque trabalham com dados sensíveis dos seus pacientes, como prontuários e dados pessoais.

Estes dados já não são acondicionados em pastas de arquivos, dentro de mobiliários que já estão fora de moda. A tendência é ser “paper less”, ou seja, menos papel. Por isso, o arquivamento de dados pessoais se dá através da rede mundial de computadores, a Internet.

É possível contar com softwares de gestão que gerenciam agenda médica que também são capazes de enviar mensagens automáticas, lembretes e informações pelo WhatsApp e outras redes sociais.

As pessoas fazem uso dos seus smartphones para executar as tarefas do dia a dia, desde marcação de consulta até realização de pagamentos. Oportunizar o contato via redes sociais simplifica e facilita a comunicação entre o consultório e seus pacientes.

A segurança de dados é um fator importante para os gestores de consultórios médicos de sucesso. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor para evitar penalizações e suspensão de atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais.

Por isso, obtenha sempre o consentimento dos seus pacientes ao armazenar seus dados, mantendo a rigorosidade com relação à proteção e utilização deles, de acordo com as diretrizes da LGPD.

Seja um médico gestor

Além de conhecer bem as estratégias de marketing digital, um pouco de gestão financeira e ter facilidade de adaptação às novas maneiras de atender seus pacientes, o médico que pretende alavancar seu consultório precisa inovar em outras frentes, tais como:

Manter um controle administrativo, estabelecendo metas e soluções que previnam as dificuldades enfrentadas no ano anterior.

investir em treinamento para a equipe, principalmente na parte de atendimento. É interessante treinar a equipe para atender pacientes em situações adversas e trazer acessibilidade para o consultório, principalmente na abordagem inicial, preocupando-se com tom de voz, gestos e até mesmo apresentação pessoal.

Investir na marca do consultório, buscando uma identidade visual que seja reconhecida de imediato. Além disso, conhecer os concorrentes e as dores dos pacientes é uma boa estratégia para delimitar o estudo de mercado e fazer melhorias.

Mensurar resultados. Segundo Edwards Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.

A avaliação dos seus pacientes pode ser um termômetro interessante para iniciar o processo de mudança de gestão que o seu consultório precisa. Buscar um atendimento humanizado, focado nas reais necessidades dos seus pacientes, buscando realizar melhorias efetivas é uma receita infalível para o sucesso do seu consultório em 2022.

22 dez

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Tendências do Marketing Digital para 2022 

Divulgações em vídeos curtos, como são propagados pelo TikTok foram sensação em 2021 e prometem continar em 2022 (Foto: Solen Feyissa / Pixabay)

Muitas pessoas ainda tinham dúvidas sobre o imenso poder do Marketing Digital para o desenvolvimento das empresas. O home office era uma alternativa que não se cogitava, pois acreditava-se que nada substitui o famoso cara a cara. Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Sabemos que o isolamento social trouxe efeitos muito negativos. De alguma maneira, tivemos que nos adaptar a isso e buscamos formas diferentes de trabalhar, sobretudo porque se evidenciou a importância do Marketing Digital nas relações de vendas de produtos e serviços. 

Isso porque o consumo pela Internet tornou-se uma prática comum, o que refinou os processos, desde a divulgação até a entrega do produto. A maneira como as pessoas consomem a informação e as empresas de tecnologia passaram a desenvolver experiências cada vez mais imersivas para os clientes também se alterou.

Selecionamos algumas das melhores práticas no Marketing Digital surgidas em 2021 que vieram pra ficar e são as tendências para o ano que se inicia.

O futuro está no digital

Certamente, a maneira como as pessoas consomem e se relacionam mudou significativamente para o âmbito digital. Essa mudança também provocou a alteração em algumas estratégias, nas ferramentas utilizadas e na distribuição de recursos.

Sorria, todo mundo está sendo filmado.

A utilização de vídeos na estratégia de Marketing Digital se tornou tendência em 2021 e não vai ser diferente em 2022. A inclusão do conteúdo audiovisual será um potencializador de conversão nas campanhas.

O crescimento da rede social Tik Tok é uma comprovação disso. Com a ascensão da comunicação através de vídeos curtos, outras plataformas também deram um jeitinho de incluir essa ferramenta nas suas interfaces. O YouTube e o Instagram também aderiram à opção de vídeos curtos, com foco no uso para mobile.

Além disso, as lives bombaram no período em que todos estivemos impossibilitados de frequentar palestras, shows ou peças de teatro. Mesmo eventos tradicionais, como transmissões de cerimônias institucionais e julgamentos, passaram a ser transmitidos simultaneamente através das plataformas digitais.

Esta é uma ótima estratégia para transmitir informações de maneira rápida e com grandes chances de viralizar. É importante pensar na qualidade desses conteúdos, refinando cada vez mais a produção de cada um deles. A criação de roteiros e a gestão das redes tende a ser mais criteriosa e técnica para atender às exigências das plataformas.

E aí, Siri?

Usar auxílio de robôs também virou uma febre nos últimos anos (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

As jornadas de compra das pessoas usuárias conduzidas por assistentes virtuais através do recurso de voz aumentaram significativamente. Estima-se que as transações por voz chegaram a US $4,6 bilhões até o final deste ano e podem chegar a US $19,4 bilhões até 2023, segundo pesquisa apresentada pela Juniper Research.

Assistentes virtuais como a Siri, da Apple, a Alexa, da Amazon, o OK Google, do Google e tantos outros começaram a fazer parte do nosso dia a dia com suas habilidades para auxiliar tarefas simples como configurar despertador, trazer informações sobre o tempo, futebol e as últimas notícias, além de ajudar pessoas a consumirem no mundo digital.

Sentir-se amparado por uma assistente virtual é uma tendência que se manterá em 2022, garantindo uma experiência personalizada e divertida. Esta inteligência artificial está cada vez mais presente nas ferramentas digitais de atendimento ao cliente.

Falando com o robô

Os Millennials podem dizer que estamos vivenciando a mesma era da animação “Os Jetsons” quando o assunto é falar com robôs. Mas correm o risco de entregar a idade!

Os bots são robôs que desempenham a tarefa de filtragem e redirecionamento que antes seria executada por um ser humano. Eles são programados para responder às solicitações mais previsíveis de pessoas usuárias, como realizar o pagamento de um boleto, por exemplo.

Essa ferramenta otimiza tempo e dinheiro, oferecendo um serviço cada vez mais humanizado e inteligente.

O usuário como gerador de conteúdo

Esta é uma tendência muito forte para 2022, mas já é conhecida há muito tempo como “boca a boca”. A pessoa usuária se transforma em embaixadora da marca, recomendando através das suas redes sociais e gerando valor para a empresa. Segundo pesquisas do Manifesto do Influencer Marketing, quase 90% das pessoas seguem as indicações de influenciadores digitais, ao invés de seguir recomendações de personalidades famosas que estão mais distantes de sua realidade.

É por este motivo que as marcas estão investindo cada vez mais em influenciadores digitais que representam um estilo de vida possível, fazendo com que o público consumidor faça parte da estratégia de marketing. Muitos desses influenciadores são os próprios funcionários da marca.

As tendências estão aí para aprimorar as ferramentas e técnicas de Marketing Digital existentes. É importante agregar essas atualizações à estratégia da marca, evitando uma defasagem na comunicação com os clientes.

13 dez

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Retrospectiva das atualizações do Instagram em 2021

Foto: USA Reiseblogger / Pixabay

No final de ano, é comum que as pessoas comecem a fazer suas retrospectivas para avaliar as coisas positivas e desafiadoras pelas quais passaram. E 2021 foi um ano cheio de mudanças, inclusive nas práticas de Marketing Digital. 

O Instagram é uma das principais plataformas de mídia social, com 1,22 bilhões de usuários ativos. Seu diferencial está na interatividade quase que instantânea e com a diversidade de conteúdo que possibilitou a ascensão de diversos influenciadores digitais.

O fato de ter se tornado uma grande plataforma de soluções comerciais e de interação fez com que o Instagram se reinventasse em 2021, trazendo novas ferramentas e recursos para facilitar o trabalho e a comunicação das pessoas usuárias.

Vamos ver as principais novidades que surgiram nesse ano e como essas melhorias transformaram o uso desse poderoso aplicativo no mundo todo.

Publicação pelo Computador

Das pequenas telas dos dispositivos móveis aos computadores. Agora o Instagram também pode ser utilizado pelo navegador da Internet com todas as suas funções, inclusive publicação de fotos e vídeos e interação via Direct Message (DM). 

Agora também é possível realizar a comunicação privada pelo Messenger do Facebook, pelo Instagram. Esta nova utilidade facilita a integração total das duas redes sociais, permitindo a comunicação com seguidores das duas redes, reações com emojis personalizados, resposta de mensagens específicas e figurinhas divertidas com selfies animadas.

Para ativar essa atualização, é só clicar no botão “atualizar”, permitindo a integração dessas plataformas.

Lançamento de Painel Profissional

As contas comerciais do Instagram agora possuem um painel profissional que permite mensurar as tendências com base na performance da conta. Também é possível encontrar dicas de especialistas do Instagram para que a pessoa usuária aproveite a rede ao máximo.

Uma das máximas do Marketing Digital diz que sem mensurar não é possível melhorar. O objetivo das ferramentas de métricas do Instagram é trazer mais visibilidade da estratégia de crescimento adotada por criadores de conteúdo.

Proteção à Crianças e Adolescentes

O Instagram divulgou novas políticas e privacidade que restringem a interação entre adultos e jovens dentro da plataforma. Basicamente, para que uma pessoa adulta envie uma mensagem direta para uma pessoa menor de idade, é preciso que eles estejam se seguindo mutuamente. As contas de jovens menores de 16 anos são pré-definidas como privadas automaticamente.

A informação de idade é acrescentada no momento de criação da conta no Instagram. Deste modo, ao tentar entrar em contato com crianças e adolescentes, a pessoa usuária recebe um aviso de que este recurso não está disponível, se não for um contato. Além disso, o Instagram envia mensagens com advertência sobre a utilização segura e consciente da plataforma, inclusive sobre o uso excessivo da rede.

Legenda nos Stories

A acessibilidade chegou ao Instagram através de um sticker que gera legenda automática nos stories. Por enquanto, o recurso só está disponível para a língua inglesa, mas tem sido aguardado ansiosamente no Brasil.

A ferramenta é capaz de reconhecer a fala de um vídeo e criar legendas sincronizadas, com a possibilidade de correção de alguma palavra mal detectada pelo leitor, além de ajustes de tamanho e fonte.

Para as pessoas com deficiência auditiva, esta é uma funcionalidade que representa um ganho para a inclusão e o respeito a todas as pessoas, garantindo que o conteúdo seja disponibilizado de forma mais democrática.

Compartilhamento de Links

Finalmente, o Instagram liberou o “arraste para cima” para todos. O que antes era um recurso restritor para contas com mais de 10 mil seguidores, agora é um sticker que pode ser posicionado em qualquer lugar dos stories, independente do número de seguidores.

Ao adicionar links externos aos seus stories, as pessoas usuárias podem direcionar seus seguidores para produtos, sites ou qualquer outro ambiente na Internet.

Outras funcionalidades como a aba de excluídos recentemente que recupera publicações apagadas equivocadamente, transmissões ao vivo com até 4 participantes e duetos de reels que competem com o Tiktok foram adicionadas ao Instagram.

Tudo isso para proporcionar uma experiência mais completa e de acordo com o objetivo de cada pessoa usuária. No retrospecto de 2021, muitas foram as vantagens adicionadas ao Instagram, fazendo da plataforma a quarta rede social mais usada pelo brasileiro, ficando atrás apenas do Facebook, Whatsapp e Youtube.

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11 ago

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Dicas preciosas para clínicas e médicos no Instagram

Foto: Ilustração

É muito importante para uma clínica médica ter uma presença digital forte, já que a principal forma de divulgação dos tempos de hoje é a Internet. 

Uma das redes sociais que mais cresce em número de usuários é o Instagram. Em 2020, registrou-se a presença de 1 bilhão de pessoas ativas na rede, que completa 10 anos de existência.

Por isso, separamos algumas dicas preciosas para clínicas e médicos que desejam fortalecer a sua presença digital no Instagram.

Organize a sua Biografia

Todas as principais informações devem constar no perfil da clínica.  Por isso, a “Bio” (abreviação de biografia), deve constar informações como: 

– Nome da empresa
– Ramo de atuação
– Descrição do negócio
– Endereço
– Prêmios
– Site oficial
– Hashtags
– Telefone de contato
– E-mail
– Chamada para a ação
– Perfis em outras redes sociais.

Estas informações essenciais já facilitarão o contato do paciente com o médico, encurtando o caminho para uma conexão duradoura.

Crie conteúdo relevante

Já o feed (local que reúne todas as publicações do perfil) deve ser organizado e pensado como um resumo do conteúdo que a clínica ou médico produz. 

Para construir um feed organizado, é necessário projetar o conceito e o visual desejável para que os seguidores e futuros pacientes vejam da sua clínica. É importante pensar numa paleta de cores, em imagens reais e limpas e em fontes que não sejam carregadas de informação.

Além do feed, o Instagram possui diversos outros recursos que podem ser explorados pelos médicos para levar seu conteúdo até o maior número de pessoas possível. Esses recursos são os stories, reels, destaques e IGTV.

Interaja com o seu público 

Especialistas apontam para a importância da criação de um calendário de postagem que abranja todos esses recursos. Aproveitar datas comemorativas para realizar sorteios e lives (transmissões ao vivo) também é uma ótima pedida para estreitar as relações com os seus seguidores.

É possível programar as postagens através de gerenciadores de mídias sociais pagos e gratuitos. O Facebook Business é uma dessas plataformas, que permite a postagem tanto no Instagram como em páginas do Facebook concomitantemente.

Não é só a produção de conteúdo que eleva o engajamento dos seus seguidores com a clínica, é importante produzir conteúdo relevante e interativo. Para isso, é recomendável usar e abusar dos stories, onde é possível realizar enquetes, pesquisas, cartões, testes e contagens regressivas.

Indicação de ferramentas

Nem todo mundo precisa se formar em designer gráfico para postar no Instagram. Vamos deixar aqui algumas dicas de ferramentas de criação de arte para os médicos ou gerenciadores de perfil que desejam se aventurar na criatividade.

Canva: excelente ferramenta para criar as artes e imagens, garantindo que o conteúdo seja visualmente agradável e esteja em linha com a comunicação da sua clínica.
Fotor: ferramenta que conta com a funcionalidade de edição de fotos.

Crello: perfeita para a criação de animações e gráficos para as redes sociais.

Snappa: fácil usabilidade para criar imagens rápidas.

Stencil: templates criativos e funcionais para elevar a qualidade das postagens da sua clínica.

Vamos recapitular algumas dicas para que os médicos fortaleçam sua presença digital no Instagram:

1 – Organize a sua Biografia;
2 – Crie conteúdo relevante;
3 – Interaja com o seu público através dos stories;
4 – Indicação de ferramentas.

Utilizando uma estratégia eficiente de Marketing Digital e as ferramentas adequadas, os resultados são inevitáveis. Construa uma presença digital sólida e confiável nas redes sociais para sua clínica e observe o número de pacientes crescer exponencialmente. 

Afinal, médicos e especialistas de saúde também são grandes influenciadores na manutenção da qualidade de vida dos seus pacientes.

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13 jul

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Como o Marketing Digital pode ajudar meu consultório a crescer?

Foto: Catarina Magalhães / Agência Alagoas

Engana-se quem imagina que consultórios médicos não precisam de uma presença digital forte para garantir o sucesso. Como a medicina é vista como uma profissão relacionada ao cuidado com a saúde, presume-se que os pacientes chegam aos consultórios de maneira orgânica e natural, sem precisar de nenhum estímulo externo, exceto suas dores.

Ledo engano. Como em todas as outras profissões, a oferta de consultórios médicos também está cada vez mais alta, ou seja, existe concorrência e eles estão atualizados e preparados para conquistar o maior número de pacientes possível.

Estamos vivendo a revolução digital, um período único na história em que as relações estão acontecendo virtualmente. Todas as necessidades são supridas através de um clique. A Internet é a via mais rápida para fazer acontecer aquilo que se precisa ou deseja.

Segundo a revista Istoé Dinheiro, o Coronavírus fez as redes de delivery, TV e Streaming (serviços pagos de filmes e séries) reforçarem suas estratégias de serviço para atender as demandas. É claro que as estratégias de Marketing Digital passaram a ser a primeira opção dentre as formas de publicidade e propaganda adotadas pelas empresas, como outdoors ou panfletagem.

Estas estratégias também devem ser utilizadas por médicos e outros profissionais da saúde para chegar ao maior número de pessoas possível. Neste artigo vamos entender como fazer isso.

Engajando pacientes

Engajamento é a palavra do momento. É um substantivo masculino que significa o contrato para prestação de serviços. Nada mais é do que o seu relacionamento com o paciente. É possível aumentar o engajamento com pacientes através do Marketing Digital e o primeiro passo é fazer com que eles saibam da existência do seu consultório.

A partir do primeiro contato, é fundamental oferecer conteúdo relevante e de qualidade para fidelizar os pacientes e fazer com que eles indiquem seu trabalho para amigos e familiares. A consequência disso é o aumento do volume de agendamentos de pacientes no dia a dia, o que contribui para que o consultório tenha finanças cada vez mais saudáveis.

Traçando um paralelo com o exercício da medicina, as estratégias de Marketing Digital são importantes suplementos vitamínicos que você ministra ao paciente para manter o organismo funcionando de maneira saudável. Neste caso, o organismo é o seu consultório.

Melhor marketing de todos os tempos: o boca a boca

Embora tenhamos uma lista de boas práticas no Marketing Digital para alavancar o seu consultório, a melhor estratégia de marketing é, sem dúvidas, um bom atendimento.  Independente da forma que o seu paciente chegar ao seu consultório, online ou offline, é muito importante que eles sejam bem atendidos.

A experiência de um paciente com um determinado médico se inicia antes mesmo dele chegar na sala de espera. É preciso que, na marcação da consulta ou ao tirar uma dúvida pelo direct do Instagram, ele perceba a qualidade do seu trabalho.

Além do fator humano, ou seja, das pessoas que estarão na linha de frente do atendimento, há outras ferramentas que podem tornar a experiência do seu paciente algo que mudará positivamente o seu dia. Vamos a elas:

Atendimento via WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta utilizada para comunicação e também pode ser uma ótima maneira de iniciar o atendimento do seu consultório. Também é possível realizar agendamentos, confirmar consultas e até mesmo realizar o pagamento delas. 

Esta é uma ferramenta de aproximação com o paciente, por isso ela precisa ser gerenciada com carinho. É muito importante ter um tempo de resposta curto, pois deixar o paciente esperando por um retorno no WhatsApp é similar a deixá-lo esperando por horas a fio na sala de espera do consultório.

Além disso, o WhatsApp pode ser utilizado para estreitar o relacionamento com os seus pacientes, humanizando o atendimento através de felicitações em datas comemorativas como aniversários, Natal e Ano Novo.

Telemedicina

Esta é uma ferramenta totalmente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e permite que a clínica médica realize atendimentos através de videochamadas. Desta forma, alguns pacientes nem precisam sair de casa para ter um acompanhamento médico atencioso.

A telemedicina é ótima para manter o médico atualizado sobre novos sintomas e evita que o paciente se desloque da sua casa até o consultório.

Ferramentas de divulgação

Outras ferramentas que são muito importantes para a divulgação do seu consultório são o Youtube,  Facebook e Instagram. São ótimos canais de comunicação para esclarecer dúvidas, promover enquetes e  aproximar os pacientes do consultório.

Manter o engajamento dos pacientes é muito importante para o crescimento do seu consultório. E o Marketing Digital é imprescindível para que você conclua essa missão com sucesso. E então, Dr. (Dra.), já fez a sua postagem hoje?

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