Blog do Clerisvaldo: um passeio pela feira de Santana do Ipanema

17 ago 2017 - 09:36


Feira em Santana do Ipanema (Foto: Clerisvaldo B. Chagas)

As nossas chuvas de outono/inverno vão até a primeira quinzena de agosto, como tradição. E como dizia o meu sogro, poeta Rafael Paraibano: “estamos nos últimos tamboeiros do inverno”. Aproveitando a estiagem fomos perambular no sábado, pela feira de Santana do Ipanema.

Nessa época, sempre foi assim, a população rural resume a visita à feira. Ao invés de levar toda a família, vai apenas um representante quando o restante fica cuidando da lavoura e do criatório. A isto, muita gente chama de feira fraca, principalmente o pessoal do comércio fixo.

E começando pelo Curral do Gado, esta parte da feira funciona atualmente entre o Aterro da BR-316 e o riacho Camoxinga. Antes tinha o nome de Matança onde atualmente está assentado o Bairro Artur Morais. O gado era abatido ali, à golpes de machado, em campo aberto sobre folhas de catingueiras.

Veja a crônica completa no Blog do Clerisvaldo B. Chagas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.