Sobre Sandra Bezerra

Sanda Bezerra Silva é sócia-proprietária da Empresa SAUB Odontologia - Consultórios Integrados, situada em Olho d'Água das Flores, município que nasceu e reside. É integrante da ONG Dentista do Bem e Coordenadora Regional do Projeto em sua terra. Já foi agraciada pela Comenda Ângelo de Abreu por serviços voluntários prestados à comunidade. É Coordenadora Voluntária de Doutrina e Comunicação do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, também em solo sertanejo.


Você sabe o significado do Cordão de Girassol?

15 janeiro 2020


Foto: Divulgação

Muitas histórias envolvendo os girassóis nos exortam a solidariedade, companheirismo e amizade, e essa não foge a regra.

No Brasil e no mundo, se usam fitas de cores variadas, que por si só já são auto explicativas em relação ao seus significados.

Em Outubro a fita de cor rosa automaticamente nos sugere a Campanha de prevenção ao câncer de mama, em Novembro a Azul, a prevenção ao câncer de próstata, e assim, várias outras cores marcam outras campanhas.

Entre outras curiosidades sobre girassóis, existe o relato que em dias nublados ou chuvosos, estes se voltam um para o outro, para trocarem calor e assim se manterem aquecidos.

E é com essa proposta que foi criado o CORDÃO DE GIRASSÓIS, para o acolhimento de pessoas com doenças ocultas e isso necessita ser disseminado, porque ainda é muito recente.

Em 2016, funcionários do aeroporto de Gatwick – Londres, sensibilizados com a situação de dificuldade que alguns passageiros apresentavam durante a tramitação burocrática de segurança para o embarque, desenvolveram este cordão para ser utilizado por essas pessoas portadoras de doenças ocultas.

Quais são as doenças ocultas destacadas para essa assistência especial? Segundo o site www.aspehbrasil.org: autismo, transtorno de déficit de atenção, transtornos ligados a demência, doença de Crohn, colite ulcerosa, e outras mais a serem avaliadas, pois ainda cabe muitas a serem inseridas.

Quando um funcionário de aeroporto identifica passageiros portando colares de girassóis, imediatamente os direciona para um espaço onde receberá uma atenção especial, pelo menos, assim deveria ser.

Alguns aeroportos da Europa já disponibilizam colares para retirada gratuita, perante a comprovação da doença oculta, mas também está disponível para compra pela internet.

Em alguns países essa prática de atenção especial já é comum em vários estabelecimentos como supermercados e outros.

A luta deve ser intensificada para que, no Brasil, instituições prestadoras de serviços a população possam conhecer, aceitar e fornecer uma atenção diferenciada aos portadores de doenças ocultas.

Todos podem contribuir compartilhando essa informação a suas redes de contatos, a proposta é estimular cada vez mais cuidados, empatia e solidariedade, sempre.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.