Bienal de Alagoas abre espaço para escritores independentes lançarem suas obras “Praça de Autógrafos Paraísos de Papel” segue com inscrições abertas até 25 de outubro

26 set 2019 - 19:00


Foto: Divulgação

A 9ª Bienal do Livro de Alagoas abre, nesta quarta-feira (25), as inscrições para a Praça de Autógrafos Paraísos de Papel, um espaço que dará visibilidade a escritores que buscam seu lugar ao sol no mercado editorial, mas esbarram na falta de oportunidades. Podem se inscrever pessoas de todo o país, até o dia 25 de outubro, através da plataforma do Doity, clicando aqui.

Fazendo jus ao tema da Bienal de Alagoas deste ano, “Livro Aberto: leitura, liberdade e autonomia”, e sempre respeitando os valores defendidos pelo projeto, a Praça de Autógrafos preza pela democracia, respeitando a liberdade de expressão e a diversidade em suas mais variadas formas, além de incentivar e prestigiar a produção literária brasileira.

A coordenadora-geral da 9ª Bienal, professora Elvira Barretto, destaca o aspecto democrático da Praça de Autógrafos, ressaltando o tema do evento e a construção coletiva que tem marcado a edição deste ano.

“A Bienal em si é um livro aberto, um evento que vem sendo escrito na história a várias mãos, por várias organizações, tem vários autores. E para abrilhantar esse momento, temos os autores independentes, que vão estar na Praça de Autógrafos. Portanto, a palavra de ordem é participação democrática, uma construção coletiva de um evento organizado por uma universidade pública.”

Danilo Bezerra, responsável pelo agendamento e organização da Praça de Autógrafos, destaca a importância do espaço. “O mercado literário tem ficado cada vez mais capitalizado. Os espaços para autores independentes e sem muitos recursos financeiros têm diminuído bastante. Isso tem seus pontos positivos — falando de maneira mercadológica — mas, também, tem suas negativas, pois, nessa restrição de espaços, se perdem muitas obras e conteúdos relevantes para a sociedade. A proposta da Bienal de Alagoas é, de certa maneira, democratizar esses espaços, dando visibilidade a todos os autores e públicos”.

Com o início de suas atividades a partir do dia 2 de novembro, o espaço funcionará até o último dia do evento, 10 de novembro, sempre das 10h às 21h30. Na programação, lançamentos simultâneos de obras, exposição, venda de livros e sessão de autógrafos.

Por Assessoria / Ufal

Comentários