Sobre Amanda Araújo

Amanda Araújo Mendes é proprietária e enfermeira do consultório de enfermagem CuraDerme situado em Santana do Ipanema (Alagoas). Formada em enfermagem pela Faculdade Cesmac do Sertão, também bacharela em administração pública pela Ufal. Possui especializações na área de gestão em saúde pública e urgência, emergência e terapia intensiva. Já atuou como enfermeira no Hospital Regional de Santana do Ipanema e atenção básica do mesmo município. Fez parte do corpo docente dos cursos da escola técnica de saúde Valeria Hora e atualmente é docente do Divino Cursos.


Auriculoterapia: conheça esse tratamento e seus benefícios

3 outubro 2019


Auriculoterapia é um tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura (Foto: Alagoas na Net / Arquivo)

A Auriculoterapia é um tratamento milenar de origem oriental que busca restabelecer o equilíbrio do corpo por meio de estímulos em pontos específicos do pavilhão auricular, com o objetivo de promover a prevenção ou a cura de uma doença.  Constitui também uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura.

Foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. Essa terapia consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

O tratamento consiste na observação do pavilhão auricular e suas estruturas. É realizado de forma asséptica, mesmo sendo um procedimento pouco invasivo. Após essa avaliação o profissional devidamente capacitado irá estimular pontos direcionados a queixa/reclamação da pessoa que está doente, em busca de restabelecer o equilíbrio corporal, amenizando os sintomas e até curando algumas doenças.

Estudos comprovam que a Auriculoterapia é uma técnica efetiva na redução da dor aguda e crônica, sendo recomendada no controle e alivio da dor como um tratamento complementar ao convencional.

A Auriculoterapia vem sendo bastante difundida e aceita pelas pessoas por se tratar de um método minimamente invasivo, promove na maioria dos casos, alivio imediato da dor. O paciente poderá estimular os pontos com as sementes utilizadas para alívio dos sintomas, as sementes podem ser de mostarda ou cristais.

É especialmente indicada quando o paciente não deseja ou está impedido de usar agulhas de acupuntura, além de ser um tratamento com poucas restrições, podendo qualquer pessoa fazer o tratamento auricular, desde bebês até idosos. 

Segue algumas das várias doenças que podemos tratar com a Auriculoterapia:

-Enxaqueca 
-Ansiedade
-Depressão
-Dor na coluna
-Insônia
-Sinusite
-Falta de apetite
-Emagrecimento
-Gastrite
-Cólicas menstruais e outros. 

Em Santana do Ipanema você encontra esse tratamento no Consultório de Enfermagem – CuraDerme, situado na Av: Martins Vieira, 408 – Monumento – S. do Ipanema. ( Prédio da POP CLIN). Telefones: 3621-3213/9.9664-3110/9.8229-1412

Instagram: @curadermesi

Site:www.curadermesi.com.br

Enfermeira Responsável: Amanda Araujo Mendes

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.