Sobre Diógenes Pereira

Diógenes Rodrigues Pereira é Psicólogo Clínico, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Especialista em Avaliação Psicológica, Palestrante, Consultor Pessoal e Organizacional. Formado pelo Centro Universitário Cesmac (Maceió).


Janeiro Branco torna-se lei em Alagoas

6 janeiro 2019


Mês dedicado a saúde mental (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

A campanha Janeiro Branco existe a seis anos no cenário nacional, em Alagoas é o terceiro ano consecutivo, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, CRP-15 vem trabalhando muito forte nessa campanha que virou lei no ano passado.

Está previsto na Lei 7.984 de 23 de janeiro de 2018. Institui, no calendário oficial de eventos do estado de Alagoas, o JANEIRO BRANCO, mês dedicado a realização de ações educativas para a difusão da importância de prevenção da saúde mental.

Essa época do ano é vista culturalmente como momento de iniciar projetos, de renovação, de superação. O mês de janeiro foi escolhido como momento ideal para dá visibilidade as questões de saúde mental, que tanto são ignoradas e desvalorizadas.

O objetivo do Janeiro Branco é informar a população de modo geral, sobre a importância de conhecer e prevenir a saúde mental, pois a cada ano aumenta o número de pessoas que sofrem alteração psicológica. Segundo Organização Mundial de Saúde até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante no mundo.

O fato é que o termo saúde mental, ainda é visto com preconceito pela sociedade. A maioria das pessoas por não conhecer, acreditam ser frescura sofrer transtornos de Ansiedade, Depressão, Síndrome de Burnout, Bipolaridade, Borderline e etc. O indivíduo portador de algumas dessas doenças citadas, quando tratado consegue realizar tranquilamente todas as atividades que fazia antes da doença, (trabalhar, estudar, cuidar, da casa, da família e etc.).

O que geralmente se escuta nos ditos populares, é que saúde mental é coisa de doido. Isso é uma construção cultural errada. O conceito de saúde mental diz respeito a toda condição e funcionamento mental do ser humano, ter uma mente saudável é mais importante e delicada do que a saúde física. Não adianta nada, ter um corpo forte e inteiro fisicamente, e não consegui resolver nada sozinho por não ter condições mental saudável.

O que pouca gente sabe, é que muitas dessas doenças mentais podem ser evitadas, e que o psicólogo (a) atua de maneira preventiva em escolas, em empresas, em unidades de saúde da família, em CAPS, em CREAS, em hospitais, em clínicas de atendimento psicológico, e etc.

A campanha do Janeiro Branco, tem o objetivo de quebrar esse preconceito sobre a saúde mental, mostrando a importância da prevenção, trazer conhecimento e informação as pessoas, sensibilizar as autoridades e as instituições para abraçar na campanha, esclarecer os mitos sobre a saúde mental, orientar sobre pessoas com potencial de riscos elevados, esclarecer que o psicólogo (a) é profissional mais indicado para fazer acompanhamento psicológico.

Vale lembrar, que a maioria das doenças mentais não tem cura, tem tratamento. Pessoas que apresentam algum tipo de alteração mental, precisam de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, para continuar em sociedade cumprindo com suas obrigações normalmente. O não tratamento aumenta ainda mais a chance de suicídio dessa pessoa.

Pessoas tenham parentes com casos de alguma doença mental, devem ficar atentos que elas têm maior tendência a também desenvolverem alguma alteração mental. No caso de dúvida ou desconforto procure um profissional de psicologia, o quanto antes buscar ajuda, melhor o sucesso no tratamento.

Comentários