Sobre Sérgio Campos

Sérgio Soares de Campos, nasceu em 11 de novembro de 1961, em Santana do Ipanema, Alagoas. Possui crônicas publicadas em sites e livros como: À Sombra do Umbuzeiro e À Sombra do Juazeiro. É membro idealizador e cofundador da Associação Guardiões do Rio Ipanema (Agripa). Criou o projeto musical Canteiro da Cultura, lançado dia 14 de dezembro de 2019.


E de repente, o tempo passa

9 junho 2019


Dona Floraci, mãe do ex-prefeito Marcos Davi, faleceu neste sábado (Foto: Arquivo Familiar)

Não faz muito tempo que a antiga Praça da Assunção viveu momentos áureos e inesquecíveis, quando nossas famílias se confraternizavam de forma espontânea e na rotina do dia a dia.

Da esquerda para a direita de quem olha para a praça, moravam os casais Seu Dota e Dona Maria, Dr Aderval e Dona Déa, Dona Glorinha e Seu José Francisco (mais conhecido por Véio Zé), Seu João Soares e Dona Dineusa, Seu Jonas e Dona Floraci, Seu Teixeira e Dona Maria Laranjeira (mais conhecida por Maria Ourives) e Dona Beatriz, já na esquina da Rua Rotary, proprietária do Santanense Hotel, um dos mais procurados da cidade,

Além do bom relacionamento entre as famílias, havia uma interação dos filhos, com diversão e criatividades constante.

Durante décadas esta localidade foi palco de grandes encontros festivos, a exemplo da Festa da Juventude e Festa do Feijão. Também era ali que se dava os embates políticos das campanhas eleitorais, os grandes comícios. Todos nos lembramos da programação da Semana da Pátria, com apresentações culturais, corrida do fogo simbólico e os tradicionais desfiles de 7 de Setembro. Tudo começava na Praça da Assunção, ou da Bandeira, também conhecida simplesmente como Praça do Monumento.

Praça da Assunção, em homenagem a padroeira do bairro. Monumento, onde foi erguida uma capela para saudar a chegada do século XX, posteriormente passou a se chamar Praça da Bandeira, devido aos hasteamentos das bandeiras,.ocorridos durante a Semana da Pátria. Em seguida, já no início dos anos 1980, a localidade recebeu o nome de Praça Padre Fernando Medeiros, natural da vizinha cidade de Poço das Trincheiras.  Hoje a praça se denomina Dr Adelson Isaac de Miranda. No entanto, pouco a pouco, esta tradicional localidade se distanciou dos grandes momentos vividos por essas famílias ali residentes.

O tempo, como costumamos afirmar, é senhor de tudo.

E foi exatamente este tempo que cuidou de “afastar” os primeiros moradores da Praça.

Com o passar do tempo, naturalmente os moradores foram se despedindo da convivência terrestre.

Deus Nosso Pai cuidou de levar de volta à Sua Morada cada um dos pioneiros moradores.

Partiu Seu João Soares , que em seguida recebeu Dona Beatriz, que recepcionou Dona Maria, que não demorou para ter Seu Dota ao seu lado. O Véio Zé se foi deixando saudade, mas teve tempo de se preparar para recepcionar a sua vizinha Dona Maria Ourives, que teve a satisfação de ser recebida pelo seu companheiro. Aos poucos um ciclo de grandes amizades foi se fechando no plano terrestre, para dar início ao trabalho na Casa do Pai. Aderval Tenório foi o último chefe de família da localidade a partir e, no início de abril passado, recebeu sua companheira a professora Déa Vanderlei Tenório.

Neste dia 8 de junho de 2019, o Criador decidiu chamar de volta Dona Floraci Cavalcante, fiel companheira, durantes anos, do abnegado Jonas Augusto Santos, que se foi primeiro, a fim de preparar para ela o lugar que Deus reserva para os bons e justos..

A dor da saudade de todos eles e elas vai estar em cada um dos seus parentes e amigos.

Uma geração vai se extinguindo, porém os frutos por ela deixados são da melhor qualidade, devido a forma de educação conduzida por essas pessoas de rara habilidade humana.

No entanto, seus legados são seus exemplos, que serviram, servem e servirão sempre às gerações que a eles se seguem.

Esta é a minha singela homenagem a todos esses com quem convivemos durante saudosos e saudáveis anos, hoje especialmente dedicada à nossa vizinha e comadre dos meus pais, Dona Floraci. Com a certeza de que Deus já acolheu em Seus braços e a colocou em um lugar merecido.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.