Artigo: Dines sempre esteve ao lado da crítica

31 Maio 2019 - 00:30

Jornalista Alberto Dines (Foto: Observatório da Imprensa)

Alberto Dines faz falta, muita falta.

Não porque o jornalismo profissional esteja sob ataque na nossa sensível democracia. Em diversas medidas, o jornalismo vem sendo atacado desde sempre. Governantes nunca se sentem muito à vontade com a imprensa crítica. Porque Dines sempre esteve do lado da crítica.

Não porque o jornalismo profissional esteja no olho do furacão da disrupção da indústria da mídia – seja na forma de produzir e consumir conteúdos, seja no seu modelo de negócio. Porque Dines já era pioneiro digital quando lançou o Observatório na Imprensa, na segunda metade da década de 1990, com certeza o primeiro observador sistemático da imprensa nascido digital.

Não porque os jornalistas profissionais analógicos estejam sendo trocados nas redações por jovens nascidos digitais, mais baratos, embora a maioria não saiba nem escrever, nem pontuar, nem crasear, nem concordar (verbal ou nominalmente). Porque ele tinha certeza de que jornalismo de qualidade não mede idade. E a inexperiência, dos defeitos, é aquele que o tempo só faz melhorar.

Veja esse artigo completo no Observatório da Imprensa, CLICANDO AQUI.

Comentários