Artesãos sertanejos expõem na 40ª Expo Bacia Leiteira em Batalha Exposição é realizada no 2º Pavilhão do Artesanato, uma parceria da Prefeitura de Batalha com o Governo do Estado, através do programa Alagoas Feita à Mão

Raphael Silva / Sedics

30 set 2023 - 21:00


Exposição é uma oportunidade de divulgar a arte popular alagoana. (Assessoria / Sedics)

O programa Alagoas Feita à Mão da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) leva para a 40ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, o 2º Pavilhão do Artesanato. A exposição, considerada o maior evento da pecuária leiteira alagoana, segue até este domingo (1º), com a expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas.

No local, além da exposição e comercialização das peças de artesanato produzidas pelos artesãos da Bacia Leiteira cadastrados no programa, haverá a entrega da carteira do artesão.

Para a secretária Caroline Balbino, a exposição é uma oportunidade de divulgar a arte popular alagoana. “Auxiliar os artesãos na participação em eventos é parte do nosso plano de ações, que busca levar o artesanato de Alagoas para todo o estado, todo o Brasil e o mundo. É por meio de medidas efetivas como o Alagoas Feita à Mão que o estado tem se mostrado cada vez mais importante no cenário da cultura popular”.

Vale destacar que os artesãos do 2º Pavilhão do Artesanato se vincularam ao programa Alagoas Feita à Mão através de uma ação conduzida pela Gerência de Design e Artesanato da Sedics, que emite a Carteira Nacional do Artesão. A secretaria mapeia o trabalho artesanal de todas as regiões alagoanas, inserindo os artesãos em políticas públicas do Governo de Alagoas.

A presidente da Comissão do Alagoas Feita à Mão, Paula Dantas, destacou que a exposição fortalece o trabalho dos artesãos da Bacia Leiteira. “A economia, a cultura e o artesanato têm essa interface. A Expo Bacia Leiteira é um espaço que permite o fortalecimento do artesanato, a manutenção e a expansão dessa atividade na região. Dessa forma, apoiamos o artesanato com o protagonismo que é merecido e necessário”.

Carteira Nacional do Artesão

Habitualmente, a emissão da Carteira do Artesão é feita por meio de mutirões de cadastro nos municípios, que colaboram para a regularização e desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam adquirir a primeira via do documento.

Para obter a carteira, o artesão deve levar a sua produção, um comprovante de residência e documento com foto. O cadastro pode ser realizado de forma online, com um pré-cadastro no site www.artesanatobrasileiro.gov.br/acesso, ou presencialmente por meio de agendamento pelo número (82) 98705-7998, via WhatsApp. O atendimento é na Gerência de Design e Artesanato, da Sedics.

Comentários