Apicultores com apoio da Emater produzem mais de 17 toneladas de mel por ano Ao todo são 112 produtores que se beneficiam da assistência técnica dos extensionistas do Instituto

20 Maio 2021 - 20:08


Ao todo são 112 produtores que se beneficiam da assistência técnica dos extensionistas do Instituto (Foto: Agência Alagoas)

Estabelecido em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o “Dia Mundial das Abelhas” é comemorado nesta quinta-feira (20). Dois dias depois, acontece a data em que são homenageados os apicultores, que neste ano será no sábado (22). 

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) presta assistência técnica para 112 apicultores nas regiões do alto e médio Sertão do estado, que têm, em média, uma produção de 17,1 toneladas de mel por ano.
 
Por meio dos projetos Lagos do São Francisco (Alto Sertão), Dom Helder Câmara (Alto Sertão) e Fomento às Atividades Rurais (alto e médio), o trabalho dos extensionistas da Emater auxilia os produtores dos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Água Branca e Santana do Ipanema.
 
Em Pariconha, o apicultor Manoel Messias Alves relatou como, por meio da assistência técnica, a Emater melhorou a vida dele. “Antes, só tinha quatro caixas de abelhas. Hoje, tenho mais de 18, já consigo sonhar alto. Minha produção de mel dobrou e estou vendendo o produto para fora do estado, além da venda para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”.
 
“O trabalho da Emater é de extrema importância para que o apicultor consiga aumentar sua produção e, com isso, garantir a segurança alimentar e gerar renda, para movimentar a economia. A gente se faz presente nesses seis municípios para orientar a colheita do mel, manejo das colônias, entre outros”, ressaltou o presidente João Paulo.

Por João Arthur Sampaio / Agência Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.