APALA oferta capacitação gratuita para estudantes e profissionais da saúde Projeto “Quanto mais cedo, melhor!” é realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

Ascom / Apala

24 Maio 2022 - 13:19


Foto: Divulgação

A Apala (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas), instituição que presta serviços de assistência para crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia, dará início à etapa 2022 do projeto “Quanto mais cedo, melhor!”, uma capacitação integrante do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

O objetivo da iniciativa é fazer com que os estudantes e profissionais da área de saúde possam suspeitar e identificar precocemente os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, realizando um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados. Com isto, busca-se reduzir o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico da doença, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes, para até 80%.

A capacitação será on-line, com carga horária de 6 horas. Nesta etapa de 2022, também serão inseridos como público-alvo profissionais da educação básica, sendo ofertada uma sensibilização, também on-line, com duração de 3 horas.

Desde sua implantação, o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil capacitou mais de 26.000 profissionais da Atenção Básica de Saúde, 703 estudantes e 39 residentes, em 204 municípios de 14 Estados, alcançando a cobertura de cerca de 10.962.699 crianças e adolescentes.

A APALA participa do Programa desde a sua fase piloto, realizada em 2008, e em Alagoas já capacitou mais de 3.277 profissionais e 97 acadêmicos de medicina e enfermagem e residentes em pediatria até o ano de 2021.

PÚBLICO-ALVO E INSCRIÇÕES

Inicialmente serão ofertadas 03 turmas, com 50 vagas cada, para acadêmicos dos cursos de graduação de medicina e enfermagem e residentes em pediatria, de todas as instituições de ensino superior de Alagoas. A primeira turma terá aulas nos dias 08 e 15/06/2022, das 19h às 22h. Para inscrever-se, o aluno deve preencher o formulário por meio do link https://forms.gle/oYhisVPQVK38rmHF6 até o dia 02/06. As demais turmas serão divulgadas posteriormente.

PRÓXIMAS TURMAS

Referente aos profissionais de saúde, o público-alvo serão aqueles que atuam na estratégia de Saúde da Família, pediatras e/ou outros profissionais de saúde que atuam com crianças e adolescentes. Os municípios contemplados em 2022 são Satuba, Junqueiro e Teotônio Vilela, onde a previsão é alcançar 535 profissionais, com oferta de 12 turmas.

Os profissionais de educação básica foram inseridos ao programa neste ano. Os municípios que receberão a fase piloto desta categoria são Junqueiro e Teotônio Vilela, onde a meta é alcançar 400 profissionais, com oferta de 06 turmas.

Para os servidores municipais, as inscrições serão realizadas em articulação direta com as Secretarias de Saúde e Educação Municipais, por meio da Coordenação Técnica do Projeto da APALA.

As datas para formação das próximas turmas ainda não estão definidas.

Mais informações: (82) 9999-1221 / projetos@apala.org.br (Coordenação Técnica do Projeto)

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.