Alimentos termogênicos trazem vigor e disposição no verão, diz nutricionista

28 fev 2015 - 13:00


Graça Cavalcante explicou que alimentos como gengibre, canela, chá verde, entre outros, são benéficos à saúde em época mais quente do ano, além de auxiliar na perda de peso.

Alimentos termogênicos (Fotos: Carla Cleto)

Alimentos termogênicos (Fotos: Carla Cleto)

Verão, época de muito sol, praia e piscinas. E, para melhorar a performance e a saúde neste verão, a nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Graça Cavalcante, sugere os alimentos termogênicos como gengibre, canela, chá verde, dentre outros, para complementar a alimentação e dar suporte para enfrentar horas de diversão.

Segundo a nutricionista, os alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a disposição. “A pessoa se sente com mais energia. O consumo desse tipo de alimento faz com que o corpo gaste mais energia, resultando na queima de calorias e, consequentemente, na perda de peso, por isto são conhecidos como queimadores de gordura corporal”, contou.

No entanto, Graça Cavalcante aconselhou a só usar suplementos com orientação. “Estes suplementos, quando mal administrados e utilizados sem orientação específica, são contra indicados, devido às sérias complicações que podem causar. A cautela no uso é indispensável, eles devem ser usados sempre com orientação médica ou nutricional”.

A solução saudável, segundo a especialista, é consumir, em doses equilibradas. Os alimentos termogênicos mais conhecidos são o gengibre, a canela, o chá verde, o chá de hibiscus, a pimenta vermelha, o café e o guaraná em pó.

“O gengibre pode ser consumido na forma de chás, em sucos, saladas, sopas, molho de tomate e como tempero para carnes, aves e peixes. Já a canela em pó pode ser utilizada em cima de frutas. E o chás, verde e de Hibiscus, entre as refeições, para não interferir na absorção de nutrientes provenientes das grandes refeições, como o ferro”, explicou a especialista que recomendou o uso de três a quatro xícaras dos chás ao dia para obter o efeito termogênico, nunca mais que isso.

De acordo com a nutricionista, a pimenta vermelha, por ser rica em capsaicina, é a que mais ativa o metabolismo e pode ser utilizada junto com a refeição, em saladas e pratos quentes. O café, por ser rico em cafeína, também exerce um excelente estímulo ao metabolismo; podem ser consumidas até duas xícaras médias ao dia, de preferência sem adição de açúcar e leite. E o guaraná em pó também contém cafeína e pode ser utilizado em sucos e shakes. A quantidade deve ser individualizada.

Graça Cavalcante orientou a só utilizar os termogênicos, mesmo naturais, com orientação nutricional, pois se consumidos em excesso podem causar dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. “Os portadores de pressão alta e problemas cardíacos devem ter mais cuidado ainda, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Pessoas com problemas na tireóide também devem ter atenção e usar os alimentos termogênicos sob orientação do profissional por causa da influência sobre o metabolismo”, completou.

Por Neide Brandão / Agência Alagoas

Comentários