Alagoas reduz prazo de aplicação da 2ª dose da vacina Pfizer; agora são 2 meses Antes era exigido 3 meses entre a primeira e segunda dose. Governador falou nas redes sociais.

01 out 2021 - 07:04

Foto: Assessoria / Sesau-AL

O governador Renan Filho anunciou, nesta quinta-feira (30), o início da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos profissionais de saúde e também em idosos com 60 anos ou mais. Além disso, a partir de agora, o intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer será de apenas oito semanas. As mudanças também foram anunciadas pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, por meio das redes sociais. 

“Novidades sobre a vacinação: a partir de agora, o intervalo entre D1 e D2 da vacina Pfizer será de 8 semanas; incluímos os profissionais de saúde na dose de reforço; também vamos baixar a faixa etária dos idosos, aqueles com 60+ já estão liberados para tomar o reforço”, disse o governador Renan Filho. 

A aplicação da dose de reforço ocorre seis meses depois da aplicação da segunda dose, independentemente do tipo do imunizante utilizado no primeiro ciclo de vacinação. O calendário de imunização seguirá a logística dos municípios. 

A aplicação da dose de reforço para os profissionais de saúde já era defendida pelo secretário da Saúde, Alexandre Ayres, desde o anúncio do Ministério da Saúde (MS), em agosto deste ano, sobre a aplicação da dose de reforço para os idosos. “Valeu a luta e nós conseguimos incluir os profissionais de saúde na dose de reforço. A partir de agora, todos os heróis da saúde, que tomaram qualquer vacina, podem e devem tomar o reforço contra a Covid-19. Confira o calendário de vacinação do seu município”, comemorou o secretário em suas redes sociais. 

Alexandre Ayres pede para que a população continue atenta aos protocolos sanitários, ao distanciamento social e ao fechamento do esquema vacinal, pois a pandemia ainda não acabou e é necessária a colaboração de todos na luta contra a Covid-19. 

É preciso continuar atento aos cuidados no combate ao novo coronavírus, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:

– Use máscara ao sair de casa;

– Respeite os protocolos de distanciamento social;

– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool 70%;

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

– Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;

– Fique em casa se você se sentir indisposto;

– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Por Agência Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.