Alagoas recebe mais 70.200 doses de vacinas contra a Covid-19 Imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde devem chegar ao Estado por volta das 15h, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares

26 mar 2021 - 19:00

Imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde devem chegar ao Estado por volta das 15h, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Para dar continuidade à proteção da população alagoana, o Governo do Estado, por meio da  Secretaria  da Saúde (Sesau), vai receber mais 70.200 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Os imunizantes estão sendo enviados pelo Ministério da Saúde (MS) e tem previsão para chegar às 15h desta sexta-feira (26), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Serão 28.600 doses de AstraZeneca e outras 41.600 da CoronaVac. Com essa nova remessa de vacinas, passarão a ser contemplados pela vacinação os idosos de 66 e 67 anos de idade. Simultaneamente, terá continuidade a campanha de vacinação dos profissionais da saúde com idades entre 45 e 49 anos.

Após o recebimento, os imunobiológicos serão encaminhados para o prédio sede do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Sesau, localizado no bairro Farol, em Maceió. Lá, os técnicos do PNI/AL irão cadastrar as doses recebidas e armazenar os imunizantes em uma câmara fria, a uma temperatura entre 2° e 8° Celsius.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reforça que a cada nova remessa que chega a Alagoas, a esperança de continuar a imunização se renova. O titular da Saúde Alagoas também destaca o trabalho conjunto com os municípios. 

“Alagoas tem recebido do Ministério da Saúde os imunizantes e o Estado continua fazendo a sua parte. Renova-se a esperança. Não há tratamento precoce contra a Covid-19 e somente a vacina tem sido eficaz. Vamos seguir juntos, ao lado do governador Renan Filho, dos prefeitos, para imunizarmos o maior número de pessoas e distensionarmos a nossa Rede Hospitalar”, avalia o secretário.

Depois dessa etapa, o PNI/AL define a quantidade de doses disponibilizadas para cada um dos 102 municípios alagoanos, e as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) poderão solicitar os imunizantes pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos. Para isso, elas devem agendar previamente a retirada das vacinas e dos insumos com a Central de Distribuição de Maceió, através do e-mail: redefrioalagoas@gmail.com, e com a Central de Distribuição de Arapiraca,  pelo número 3530-0085 ou pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com .

De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, a responsabilidade de aplicar as vacinas, definir os locais de vacinação, armazenar e cadastrar as doses administradas no sistema do PNI Nacional é de cada gestão municipal.

Alagoas já recebeu 409.600 doses de vacinas contra a Covid-19 e, com essa nova remessa, que chega nesta sexta-feira (26), o Estado irá totalizar 479.860 doses de imunizantes. Com os imunobiológicos recebidos, 254.240 alagoanos já foram vacinados, 199.732 receberam a 1ª dose do imunizante e as outras 54.508 são referentes a 2ª dose da vacina.

Por João Victor Barroso / Agência Alagoas

Comentários