Alagoas Maior fortalece a economia de cooperativas e de pequenos produtores Programa do Governo de Alagoas atua nas regiões Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão, abrangendo 46 municípios

William Makaisy / Alagoas

31 mar 2022 - 13:00


O programa impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e, indiretamente, aproximadamente 10.900 pessoas (Foto: Assessoria / Sedetur)

Mel, broas, doces, frutas in natura, geleias e derivados das tapiocas. Tudo isso faz parte da rica diversidade de produtos do Alagoas Maior, programa executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas, que vem fortalecendo a economia das mais de 28 cooperativas e pequenos produtores alagoanos.

Criado em 2019, o programa impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e, indiretamente, aproximadamente 10.900 pessoas que vivem e tiram seu sustento do trabalho no campo. A imensa variedade de cores e produtos faz a alegria não somente dos produtores, como também dos compradores, que agora contam com uma forma de encontrar as maravilhas alagoanas, através deste link.

De acordo com  o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder) da Sedetur, Alay Correia, os produtores alagoanos trazem o que há de melhor na culinária local. “Os pequenos produtores do Alagoas Maior trabalham com a agricultura familiar e vivem da venda de seus produtos, que são cada vez mais procurados e queridos pelos alagoanos. Através da nova plataforma, quem tiver interesse em comprar qualquer uma das iguarias produzidas terá um imenso catálogo à disposição, facilitando a venda e a procura”, destaca.

Ele pontua também que essas mudanças têm transformado os pequenos produtores alagoanos que fazem parte do programa que, hoje, já conseguem prospectar mercado para seus produtos e gerar renda para as associações das quais fazem parte.

“Alagoas hoje vive um momento diferente na produção cooperativa. Um momento no qual o cooperativismo tem amadurecido e crescido, se tornando uma atividade lucrativa e que possibilita o desenvolvimento econômico de várias regiões do estado”, pontua Alay Correia.

Atualmente, o Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado – Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão – abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

O objetivo do programa, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.