Covid-19: AL já vacinou mais de 50% dos adolescentes com 1ª dose da vacina Segundo o Ministério da Saúde, 188.404 jovens entre 12 e 17 anos iniciaram a imunização em todo o estado

22 out 2021 - 19:04

Segundo o Ministério da Saúde, 188.404 jovens entre 12 e 17 anos iniciaram a imunização em todo o estado. (Foto: Olival Santos/Agência Alagoas)

Alagoas já aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 188.404 adolescentes, o que representa 50,16% dessa população. A medida segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos com o imunizante da Pfizer e conta com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de utilizar o imunizante para essa faixa etária.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca o avanço da vacinação dos adolescentes em Alagoas e pede para que todos se vacinem para que Alagoas vença a luta contra a pandemia. “Peço para que os adultos completem seus esquemas vacinais e fiquem atentos ao calendário municipal para que vacinem os adolescentes da família. Além disso, precisamos respeitar os protocolos sanitários e manter o distanciamento social”, afirma o gestor.

A infectologista Sarah Dominique Dellabianca, diretora médica do Hospital da Mulher (HM), sustenta a ideia de que toda a população a partir dos 12 anos deve se vacinar. “A vacinação em adolescentes, assim como na população geral de outras faixas etárias, com comorbidades e sem comorbidades, é imprescindível”, salienta.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomenda a vacinação dos adultos e dos adolescentes, pois a vacinação em massa é uma ferramenta essencial para ajudar a dar fim à pandemia. O Centro afirma, ainda, que vacinar os adolescentes é importante, tanto para diminuir as chances de adoecimento e agravamento por Covid-19 nessa faixa etária, como também, para impedi-los de espalhar o vírus para outras pessoas. 

Balanço

Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.597.371 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.913.716  doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 3.597.371 doses. Deste total, 2.221.420 pessoas tomaram a primeira dose (D1), 1.332.982 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU) e 42.969 receberam as doses de reforço ou adicionais.

E para que a luta contra a pandemia seja mais efetiva é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:

– Use máscara ao sair de casa;

– Respeite os protocolos de distanciamento social;

– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

– Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;

– Fique em casa se você se sentir indisposto;

– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Por Bia Alexandrino / Agência Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.