Agricultores podem garantir seguro contra estiagem em 2013

28 dez 2012 - 16:02


Foto: Ilustração

Os agricultores do semiárido alagoano já podem se inscrever para garantir um seguro de R$ 760 em caso de perda da plantação provocada pela estiagem. O recurso será concedido pelo programa Garantia Safra, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

As inscrições seguem até fevereiro e podem ser feitas nos escritórios locais e regionais da Seagri e da Emater/AL. Para acessar o programa, o agricultor precisa ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O seguro cobre as culturas de feijão, milho, arroz, algodão e mandioca, desde que cultivadas em um dos 35 municípios do Estado que estão na área de abrangência do programa, que inclui Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão.

Após o fim das inscrições, os agricultores vão receber um boleto, no valor de R$ 9,5, que deve ser pago para garantir a adesão ao programa. Para o ano agrícola 2012-2013, Alagoas dispõe de 30 mil cotas. “O ideal é que o agricultor consiga produzir, mas, se não conseguir, é importante que ele tenha o seguro, pois isso ajuda na composição da renda da família, principalmente na época da seca”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

O Garantia Safra possui um fundo formado pela contribuição dos agricultores, no ato da adesão, dos municípios, dos Estados e da União. “O Governo do Estado sempre contribui com a sua parte, pois o governador Teotonio Vilela entende a importância desse programa para a agricultura familiar”, emendou o secretário.

Por Ascom Seagri

Comentários