Agricultores de Santana do Ipanema recebem sementes para iniciar o plantio

30 abr 2013 - 18:20

Governador e secretário fizeram entrega simbólica aos produtores do Médio Sertão

 Santana

O agricultor Josenildo Alves Silva, do Sítio Camuxinga, zona rural de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano, é uma das testemunhas da maior seca já enfrentada pela população nordestina. Nos últimos meses, por mais que tivesse vontade e força para trabalhar, ele não podia plantar nada. Agora, com a chegada das chuvas, ele está animado e foi acompanhar a entrega das sementes pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (30), no município.

“A entrega das sementes é importante, a gente fica feliz. Vamos plantar feijão e milho e o pessoal já começou a cortar a terra”, explicou, referindo-se ao procedimento de preparação da terra que os agricultores fazem antes de iniciar o plantio.

De acordo com o governador em exercício, Fernando Toledo, é com muito orgulho que o Governo do Estado desenvolve ações como essa, de fomento à produção de alimento, à geração de renda e ao desenvolvimento. “Temos que reconhecer a importância da agricultura para a economia, para a sociedade. Por isso, os municípios precisam de apoio, de valorização, de parceria para combater os efeitos da seca. Quando os agricultores passam por dificuldade, todos sentem os efeitos”, frisou o governador em exercício.

O governador Fernando Toledo também destacou o trabalho da Emater, que foi recriada pelo governador Teotonio Vilela, e exemplificou de que forma o apoio de técnicos extensionistas pode mudar a realidade dos agricultores. “Mesmo com uma área pequena, a produtividade pode ser multiplicada, desde que se tenha assistência, e estamos atentos a essa necessidade e investindo mais nessa área”, citou.

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, destacou a qualidade das sementes distribuídas pelo Estado, numa ação do Programa de Sementes, e disse que o repasse ocorre na hora certa.

“Estamos fazendo essas entregas justamente no início do período de chuvas. Além da produção de grãos para alimentação humana, também estamos dando especial atenção à produção de milho e sorgo para silagem, que vão recompor as pastagens e servir de alimento para o gado”, salientou o secretário.

Ao todo, o Governo do Estado está entregando 850 toneladas de sementes, que beneficiam cerca de 82 mil agricultores em todos os 102 municípios, por meio das prefeituras, associações, cooperativas, sindicatos rurais, quilombolas e indígenas.

Na ocasião, o secretário também fez referência a outros programas coordenados pela Seagri que beneficiam os agricultores de Santana do Ipanema, como Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF), o Programa Alagoas Mais Leite e o Programa Alagoas Mais Ovinos.

Ainda durante a entrega das sementes, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, ressaltou o compromisso do Governo do Estado com os agricultores e lembrou que a economia da região precisa de ações conjuntas para recuperar os danos promovidos pela estiagem prolongada. O deputado federal Alexandre Toledo também acompanhou a solenidade e defendeu a entrega das sementes uma ação conjunta com a Emater.

O prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, agradeceu pela presença do Governo do Estado no município, falou que as sementes serão importantes para recompor perdas e destacou o trabalho dos agricultores.

Ao final da solenidade, ele acompanhou o governador em exercício, vereadores, secretários, autoridades locais e o diretor-presidente do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), Marcos Vital, em uma visita ao acesso do bairro São Vicente, que poderá ser asfaltado pelo Departamento. O trecho possui cerca de 600 metros.

Agência Alagoas

Comentários