“Acelerar vacinação diminuirá tensão na rede hospitalar”, diz Alexandre Ayres Secretário participou de reunião on-line com os municípios para tratar do acompanhamento da imunização no estado

15 mar 2021 - 20:00


Reunião ocorreu entre o secretário Alexandre Ayres e assessores e gestores municipais (Foto: Thiago Duarte / Agência Alagoas)

Monitorar e acompanhar a vacinação contra a Covid-19 nos municípios alagoanos. Este foi o tema principal da reunião promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com participação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e o Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul).

Aos municípios, o secretário Alexandre Ayres destacou que a rede hospitalar exclusiva para atender os pacientes com a Covid-19 está com ocupação geral de 70% e, em relação aos leitos de UTI, a ocupação está em 83%, conforme o último boletim de ocupação de leitos divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

“A interlocução com os municípios alagoanos tem sido constante e a vacinação precisa continuar, respeitando sempre os grupos prioritários que são os trabalhadores da saúde e idosos. Só iremos sentir o distensionamento da nossa rede hospitalar exclusiva para atender pacientes com a Covid-19 com aceleração da vacinação em Alagoas”, informou Alexandre Ayres durante a reunião que ocorreu de forma on-line.

Remessas aos municípios 

O Estado de Alagoas é o 4º no Ranking Nacional de Registro de Utilização das Vacinas contra a Covid-19, com os municípios aplicando 80,7% das doses recebidas do Ministério da Saúde (MS). Neste sentido, segundo o secretário Alexandre Ayres, a logística de entrega e agendamentos para a retirada de vacinas não sofre modificações e o contato com as gestões municipais é contínuo.

Outro destaque apresentado pelo secretário Alexandre Ayres diz respeito à última atualização sobre o cronograma de imunização. Até o último domingo (14), 152.122 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas.

Alagoas já recebeu, do Ministério da Saúde, 260.860 vacinas desde janeiro. Ao todo foram seis remessas: 87.760 doses da CoronaVac, 27.500 doses da Oxford, 12.600 da CoronaVac, 34.800 da CoronaVac, 37.400 da CoronaVac e AstraZeneca, 28.800 da CoronaVac, e mais 32.000 da CoronaVac.

Por Nigel Santana / Agência Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.