Sobre Diógenes Pereira

Diógenes Rodrigues Pereira é Psicólogo Clínico, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Especialista em Avaliação Psicológica, Palestrante, Consultor Pessoal e Organizacional. Formado pelo Centro Universitário Cesmac (Maceió).


A Pior Traição

11 janeiro 2021


Foto: Public Affairs / Pixabay

Ser traído é algo muito ruim e desconfortável para o ser humano, principalmente quando a traição vem de alguém muito próximo e querido. 

Acredito que todo ser humano em algum momento da vida já foi traído ou enganado, isso porque cada ser indivíduo tem vontade e necessidades próprias e únicas, e é comum criar expectativas nas relações do dia a dia. Entenda que muitas enganamos e somos enganados não só no contexto de relacionamento amoroso, em varias contextos enganamos e maltratamos a nós e aos outros.

Então quanto maior for à expectativa, maior também será a decepção e a frustração.

E quando a traição, a maldade, a enganação é provocada por nós mesmos?

Reflita consigo mesmo. Você já fez algo ou tomou alguma decisão que prejudicou muito a você mesmo.  

É muito comum algumas pessoas criarem ou se envolverem em situação que geram enormes prejuízos a si mesmo. Nesses casos podemos conceituar como AUTO DESTRUIÇÃO e em alguns aspectos como AUTO SABOTAGEM.

Na Auto Destruição o individuo mantem-se em constante movimento de escolhas que aumentam seu sofrimento, ou se colocam em perigo, às vezes por acreditar que mereça passar por coisas desse tipo, outras vezes por acreditar que não tenha outra alternativa na vida, e é comum agir de forma prejudicial a si mesmo.

Nesse ritmo comportamental os pensamentos são cheios de vícios mentais, crenças disfuncionais e rigidez, mesmo percebendo que não consegue sair desse ciclo de prejuízos sozinho, apresenta também resistência para não buscar essa ajuda.

No comportamento de Auto Sabotagem é quando de modo inconsciente ou consciente cria-se obstáculos ou justificativas para não realizar algo que precisa, por que não admite ter essa necessidade. Constantemente são pessoas pessimistas e negativas, para essas pessoas é natural ser incapaz, insegura e desistir fácil. Por isso elas se sabotam, desistem de tudo, se depreciam e se boicotam.

Você já se perguntou por que o ser humano é tão inteligente em alguns aspectos e tão pouco inteligente em outros.

Exemplo:

É impressionante a capacidade humana nos inventos tecnológicos e no seu manuseio.

É incrível o quanto alguns seres humanos dedicam a vida só a valorizar e cuidar do outro.

E mais impressionante ainda é a falta de cuidado, de amor próprio com o estilo de alimentação, nos relacionamentos e com a saúde.

Sabemos que a maioria dos seres humanos Brasileiros tem como costume cultural não valorizar sua própria saúde. Principalmente no quesito da saúde mental.

Não é atoa que em nosso país, o número de pessoas em adoecimento mental tem aumentado nos últimos anos, Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) somos uma das populações mais estressadas do planeta. 

O ritmo das demandas do dia a dia está muito acelerado, com isso são muitos os excessos: Muitas horas de trabalho, poucas horas de atividades físicas, muitos compromissos, poucas horas de sono, muitos de equipamentos tecnológicos, poucas relações sociais, e etc. 

São exatamente os excessos que causam o adoecimento mental, porque nesse mesmo universo de compromissos o organismo não esta sendo preparado para filtrar as coisas desnecessárias. A mente e corpo não estão em equilíbrio e suas funcionalidades essências em deficiência. 

Desacelere, ajuste sua rotina, o corpo e a mente precisam de ritmo e não de velocidade, cuide de você com a mesma dedicação e carinho que cuida de outras pessoas da sua família, você merece ser bem cuidado. 

Não negligencie seu desconforto e seu sofrimento, seja inteligente. Não engane a si mesmo, não traia a sua saúde física e mental.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.