A.I.: Elas derrotam um russo, e ressuscitaram The Beatles

22 novembro 2023


 

(Foto: Ilustraçõa / FreePik)

 

Vai-se o tempo em que as palavras dizem mais do que simplesmente representam. Assim como tem coisas que falam mais que palavras. Por exemplo, a sigla AI [Artificial Intelligence] ou IA [Inteligência Artificial], está muito na moda ultimamente.

Na década de setenta era “High Tech”. Virou febre nas revistas. Era “onça high tech”, “índio high tech”, “vinho high tech”, “matuto high tech” até. A bola do mundo girou, e o tempo tratou de desvendar-me o significado daqueles termos. Para tanto associei-o a tecnologia de ponta. Existe o “High Touch” que aprendi à pouco o significado. Refere-se à busca da humanização no mundo da tecnologia.

Ao assistir um filme antigo, uma propaganda, um comercial, da década de oitenta pra trás. Percebo a imagem desbotada, como envolta em uma nuvem de fumaça. Fico a imaginar também aonde estariam aqueles personagens anônimos que aparecem em segundo plano. Será que ainda vivem? Ou já teriam partido dessa pra melhor?

A alta tecnologia possibilitou, entre outras coisas, a reprodução de filmes e fotografias antigas, de preto e branco, pra colorido. Ao meu ver, é tudo muito relativo, não tem a menor graça dar cor aos filmes de Charlie Chaplin.

No dia 11 de maio de 1997 o russo Garry Kaparov, considerado o maior enxadrista de todos os tempos, foi derrotado em uma rodada de seis partidas de xadrez, para uma A.I. [Inteligência Artificial]: o “Deep Blue” [tradução: Azul Profundo] um supercomputador da IBM do tamanho de um armário. Todos os dias novas palavras do idioma anglo-saxônico nos chegam. E são logo incorporadas ao nosso vocabulário. CHECK UP chegou-me quando meu pai ainda andava nesse mundo. E associei a uma bateria de exames médicos, pois dessa forma foi que a percebemos. Mais recentemente chegou-nos CHECK IN e CHECK OUT, que estão relacionadas a hotelaria ou embarque em viagem. Seriam respectivamente os registro de entrada e de saída.

CHECKLIST é a nossa mais recente aquisição. Chega em forma de lista de checagem. E assim vamos enriquecendo nosso “glossary” de falar com gringos.

“Now And Then” [ “Agora e Depois”], música inédita de John Lennon, saudoso componente da mais famosa banda de Rock do mundo: The Beatles, coloca novamente o quinteto de Liverpool no topo do Hit Parade mundial. Tudo isso, graças a ajuda indispensável de uma Inteligência Artificial!

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

PERGUNTAS BOBAS, RESPOSTAS IDEM:
AONDE O BATMAN CONHECEU A MULHER GATO?
NO SITE DE BAT-PAPO!
COMO SE ESCREVE GALINHA COM 2 LETRAS?
GA______
POR QUE A COLGATE FOI PRESA NA BLITZ?
PORQUE DESTRUIU A PLACA!
O QUE É UM PONTO PRETO NA ESTRADA?
UM CALHAMBLACK!
POR QUE O SUPER MÁRIO FOI AO PSICÓLOGO?
POR QUE ESTÁ PASSANDO POR UMA FASE DIFÍCIL!
POR QUE OS ROBÔS NÃO TEM MEDO?
PORQUE TEM OS NERVOS DE AÇO!

Fabio Campos, 17 de Novembro de 2023.

Comentários