Artigo: 7 dicas para ser um empreendedor de sucesso

Mirella Bittencourt – colaboração

29 ago 2020 - 09:44


Foto: Gerd Altmann / Pixabay

Não existe fórmula mágica para obter sucesso gerenciando um negócio. O único caminho é trabalhar com empenho e foco. Porém, é importante contar com boas dicas para atingir os objetivos propostos. Ter um site, comprar domínio(recomendamos comprar domínio na hostinger) e ter uma hospedagem de sites, tudo isso ajuda na jornada.

A presença na web é um bem valioso para os negócios nos dias de hoje, em que os canais online e as plataformas digitais fazem parte dos consumidores 24h por dia.

Para ser um empreendedor de sucesso é pertinente que esse empreendedor saiba que sucesso é bastante relativo. Obter altas vendas em um mês e ficar tranquilo acreditando que atingiu os seus objetivos e será assim para sempre não é exatamente ter sucesso.

Ser bem sucedido nos negócios é sempre estipular metas a serem atingidas para você não ficar na zona de conforto, para a sua empresa sempre buscar oferecer qualidade e soluções para os consumidores. 

Portanto, sucesso é buscar melhorar constantemente. Para isso existem algumas dicas que são fundamentais. Vamos ver mais sobre elas então?

1 – Entenda o seu cliente

O cliente é quem vai movimentar o seu negócio. Você oferece as soluções para os problemas deles e eles irão até você. 

Falando assim até parece fácil, mas em um mercado onde há vários outros empreendedores oferecendo soluções, como você vai atrair os clientes para as suas? Como você vai convencê-los de que a sua é a melhor solução.

A dica, nesse caso, é entender os clientes. É aí que surge no caminho um recurso bastante útil para os empreendedores: a psicologia do consumidor.

No mundo dos negócios muito se fala na importância de compreender a sua persona, o seu público-alvo. Isso é o básico para saber como entregar um produto ou serviço de qualidade. Mas para obter esse conhecimento, a psicologia do consumidor ajuda muito.

Por meio de pesquisas de público, ela permite que o gestor consiga traçar um perfil comportamental dos seus clientes. Isso traz uma série de vantagens. Entre elas vale citar algumas abaixo. 

Captação de leads

Na era digital, os leads, que nada mais são do que os clientes em potencial, são fundamentais para o sucesso de um negócio. Por isso, a interação com essa parcela dos consumidores é muito importante.

Nesse aspecto, os fundamentos da psicologia do consumidor possibilitam que o empreendedor encontre as ferramentas adequadas para isso. 

Aumento de vendas

Qualquer empreendedor abre um largo sorriso ao ver os gráficos das vendas no final do mês sempre apontados para o céu. Vender muito é importante e o empreendedor sabe que ele só será bem sucedido se nos meses seguintes conseguir manter esses índices nas alturas.

Entender o comportamento do consumidor permite realizar uma grande quantidade de vendas, pois você aprende como abordar da melhor os seus clientes, quais os canais mais adequados devem ser utilizados e o que eles consideram bons produtos ou serviços.

Clientes se tornam fãs

Ter uma ampla compreensão de como pensa o seu consumidor faz com que ele deixe de ser apenas um cliente e se torne um fã da sua marca. É difícil chegar a esse nível, mas não é impossível.

Foto: Gerd Altmann / Pixabay

2 – Utilize os gatilhos mentais

Um dos recursos importantes quando se fala em psicologia do consumidor é a utilização dos gatilhos mentais. Eles são fundamentais na interação com o cliente, permitindo a eficiência das campanhas de marketing. 

Os gatilhos compreendem estímulos recebidos pelo cérebro que exercem direta influência nas tomadas de decisão. Saber como estimular tais gatilhos é um eficiente recurso de persuasão e obtenção de bons resultados em vendas.

São vários gatilhos mentais de acordo com estudos baseados na psicologia do consumidor, porém há aqueles que são mais utilizados. Alguns exemplos deles são a prova social, o gatilho da novidade, da autoridade e o gatilho da escassez. 

3 – Entenda o momento presente

Um bom empreendedor precisa saber o que acontece ao seu redor, compreender o momento presente e, com isso, planejar o futuro. Um exemplo disso é o período de pandemia.

Em tempos de pandemia e distanciamento social, procure saber como se aproximar ainda mais dos seus clientes, como fazer para manter a qualidade do seu trabalho. Além disso, é fundamental se manter atento para as possíveis consequências da crise.

Quem entra no mundo dos negócios sabe que encontrará pelo caminho períodos conturbados. São nesses momentos de turbulência que é fundamental rever planejamentos, mudar estratégias e buscar adaptação.

Um exemplo disso é quando uma empresa adota, por exemplo, o modelo de Home Office para melhor se adequar aos tempos de pandemia.

Outro exemplo é a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia da empresa, visto que a sustentabilidade consiste em uma pauta importante para a sociedade e valoriza a reputação da marca.

Foto: Gerd Altmann / Pixabay

4 – Digitalize o seu negócio

Se você já fez a lição de casa: comprar domínio e tem um site, parabéns! Você está no caminho certo. Contudo, a digitalização vai muito além disso, pois implica mesmo em automatizar todos os processos do seu negócio.

A transformação digital atinge todas as áreas da empresa, que vai desde a gestão do caixa, o controle do estoque e da logística, bem como no atendimento do público.

A utilização de chatbots, por exemplo, é um recurso automatizado muito eficiente, que agiliza o atendimento especialmente no e-commerce.

O uso de ferramentas digitais de gestão de equipes, como o Trello, é outro exemplo de como a digitalização atua em seu negócio. Por meio dessas ferramentas é possível viabilizar o trabalho em Home Office, delegando tarefas e determinando prazos.

5 – Desenvolva uma cultura de empresa

Qualquer empresa bem sucedida, da Nike até a Disney, possui uma cultura bem definida. Isso é fundamental para você estabelecer traçar objetivos, criar uma imagem de marca e interagir com o público.

Hoje em dia, na era digital, o seu negócio pode estar a todo instante ao lado dos clientes. Por isso, ter uma boa reputação de marca é essencial para a sua sobrevivência no mercado.

Isso auxilia não apenas a interagir com o público, mas também a incentivar o trabalho dos seus colaboradores.

6 – Cuide da sua saúde

Trabalhar é importante, mas a sua saúde também. Por isso, valorize as atividades físicas nos momentos de lazer. Cuide da sua alimentação, enfim, cuide de você assim como você cuida dos negócios.

De nada adianta conduzir perfeitamente o seu empreendimento se a sua saúde não vai bem. Lembre-se que para buscar o sucesso você também deve estar bem fisicamente.

7 – O sucesso não é o fim do caminho

Ser bem sucedido não é atingir bons resultados e pensar que a corrida acabou, que você ficará para sempre no topo sem necessitar efetuar nenhum esforço. Ter sucesso é olhar cada vez mais para cima e encontrar novos meios para subir ainda mais.

O empreendedor bem sucedido deve estar em constante busca de aperfeiçoamento, ler, estudar e se manter atualizado sempre. Ter sucesso é nunca desanimar diante das derrotas, nem se acomodar diante das vitórias.

O sucesso não é algo inatingível, é algo a ser trabalhado constantemente

Na era digital, são várias as estratégias que permitem um empreendedor ser bem sucedido. Ter um site, comprar domínio, obter uma boa hospedagem de site são apenas partes da estratégia. É um pequeno passo de uma longa jornada. 

Por isso, é preciso ter uma visão mais ampla e conhecer novas possibilidades. E aí, que tal colocar essas dicas em prática?

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