Programa Salva Mais atende nove vítimas de acidente grave na BR-101
Duas pessoas morreram no local. Atendimento ágil foi fundamental para salvar a vida das outras sete vítimas.

A agilidade no atendimento do Samu e Corpo de Bombeiros e no transporte das vítimas foi fundamental para salvar a vida de sete pessoas em um acidente grave registrado na manhã desta segunda-feira, na BR 101, no município de Joaquim Gomes. Outras duas tiveram morte quase imediata, no local do acidente.
O Programa Salva Mais foi acionado às 09h18 para dar assistência às nove vítimas do engavetamento, que envolveu seis carros e caminhões. De imediato, foram mobilizados o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e, para agilizar o atendimento à ocorrência, também foi acionado o Departamento Estadual de Aviação (DEA), que atua de forma coordenada dentro do Programa.
O Salva Mais é executado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o Samu, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do CBM/AL.
Das nove pessoas atingidas no acidente, duas do sexo masculino, com idades não informadas, vieram a óbito ainda no local da ocorrência. As outras sete vítimas foram atendidas, estabilizadas e transportadas, todas conscientes e com sinais vitais estáveis, para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
Atendimento ágil e transporte aéreo
O atendimento foi feito por equipes da Unidade de Suporte Avançado (USA), Unidade de Suporte Básico (USB), viaturas do CBM/AL e helicópteros do DEA, que garantiram o transporte rápido e seguro até o HGE. A atuação conjunta permitiu resposta eficiente e assistência qualificada em uma situação de alta complexidade.
"Graças ao Programa Salva Mais, que integra o Samu e o Corpo de Bombeiros, além da parceria com o DEA, comprovamos, a cada acidente automobilístico, a eficiência do aparato do Governo do Estado para salvar vidas. Por isso, a população alagoana pode ter a certeza que, em caso de acidente, irá contar com uma megaestrutura de salvamento que a Sesau e a Secretaria de Segurança disponibilizam", frisou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
Perfil das vítimas socorridas:
•Menino de 7 anos – sem escoriações.
•Menino de 9 anos – apresentava trauma de face.
•Menina de 12 anos – com dor na perna esquerda, sem sinais externos de lesão.
•Mulher de 39 anos – com dor em antebraço, suspeita de fratura.
•Mulher de 78 anos – com escoriações e traumas leves nas extremidades.
•Homem de 28 anos – com fratura de fêmur.
•Homem de 45 anos – também com fratura de fêmur.
COMENTÁRIOS