Em 2024, 17 crianças foram vítimas de estupro em Santana do Ipanema; este ano já foram 8
Neste domingo, Dia 18 de Maio, é reconhecido como Dia de Combate à Exploração e ao Abuso Infantil.

Os números citados na manchete desta matéria mostram que não há o que se celebrar em Santana do Ipanema neste dia 18 de maio, data escolhida para o Combate ao Abuso e Exploração Infantil. Informações obtidas pelo site Alagoas na Net mostram que os casos de violência contra crianças e adolescentes têm sido recorrentes em um dos principais municípios do Médio Sertão de Alagoas.
Segundo dados obtidos junto à Polícia Civil e ao Conselho Tutelar, do ano passado para cá, os casos de crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violação têm tendência de crescimento. Em 2024, a PC registrou 17 inquéritos no qual menores foram vítimas de estupro de vulnerável. Por sua vez, o CT anotou 10 ocorrências (elas podem ser as mesmas ou diferentes, já que um dado não depende um do outro).
O relatório do Conselho Tutelar 2024 aponta 10 casos de abuso sexual (quando a criança ou adolescente tem a partir de 14 anos), três episódios de exploração sexual e três de importunação sexual, além de duas ocorrências de assédio sexual.
"Estamos falando aqui das violações de direitos de crianças e adolescentes somente de cunho sexual, porém há muitas outras ocorrências, como foi o caso de 44 agressões, ocorridas somente ano passado", frisou o conselheiro Manoel Belarmino, ouvido por nossa reportagem.
Questionado sobre os dados deste ano, ele revela alguns números e demonstra preocupação. "Registramos 5 estupros de vulnerável este ano, metade do que já foi colhido em 2024 e ainda nem chegamos na metade do ano", diz Belarmino.
Os números do Conselho se assemelham com os dados da PC. Em conversa com a delegada Daniela Andrade, o site Alagoas na Net apurou que somente nestes primeiros cinco meses de 2025, oito inquéritos que investigam estupro de vulnerável já foram abertos, o que também chega perto da metade anotada em 2024.
"O Conselho Tutelar tem sido muito parceiro nas ações de combate ao abuso infantil. Alguns casos vêm diretamente para cá, mas sempre que precisamos eles estão à disposição para colaborar conosco", detalhou a autoridade policial.
A delegada ressalta que, apesar de já terem sido efetuadas algumas prisões este ano, há processos em que foram pedidas as detenções de suspeitos, mas que ainda não foram concedidas. Daniela também afirma que a maioria dos inquéritos que ela citou já estão em posse do Poder Judiciário.
Ao fim da conversa com nossa reportagem, o conselheiro tutelar Belarmino faz um desabafo sobre esta situação.
“Já tem vários anos que o Conselho vem fazendo relatórios sobre a situação das crianças e adolescentes em Santana do Ipanema. É preciso agora que a rede de acolhimento do município olhe para essas estatísticas e faça algo; mobilize suas equipes, faça um verdadeiro trabalho com foco nos mais vulneráveis, aja em conjunto para combater de maneira efetiva. Não adianta fazer campanha apenas para as redes sociais”.
COMENTÁRIOS