Implantação do Programa SUS Digital vai gerar revolução tecnológica na saúde de Alagoas
Iniciativa lançada pelo Governo Federal diminuirá filas para cirurgias e consultas especializadas, por meio de uma rede de dados unificada.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) segue elaborando o Plano de Ação para o Programa SUS Digital, que será lançado em 2025 pelo Ministério da Saúde (MS), e anuncia uma nova etapa na assistência à saúde prestada a toda população do país.
A iniciativa pretende criar uma rede unificada, capaz de uma abordagem multidisciplinar, com acesso a telemedicina e a prontuários unificados, possibilitando o acompanhamento do paciente, desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade.
“O investimento em tecnologia e informação é primordial para o avanço da assistência em todo o país. E em Alagoas estamos comprometidos em apoiar as esferas municipais e federal para mais esse passo histórico no Sistema Único de Saúde”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
Segundo o assessor técnico da Sesau, médico Pablo Chagas, o Programa SUS Digital se divide em três eixos. Além da cultura de saúde digital e educação permanente, tem como foco as soluções tecnológicas e serviços de saúde, bem como, a análise, proteção e compartilhamento dos dados de saúde.
“Através do sistema poderão ser realizadas consultas remotas por meio de telemedicina, além de possibilitar uma regulação de leitos e consultas mais eficiente. Todo este processo acontecerá através de um sistema integrado e com segurança para os dados privados dos usuários”, explicou Pablo Chagas.
Etapas
Pablo relatou que a Sesau já realizou as etapas de diagnóstico da Rede de Assistência do SUS em Alagoas, onde contou com a participação das gestões municipais. Atualmente, os técnicos da pasta estão elaborando o plano de atuação que deverá ser encaminhado para o Ministério da Saúde até o mês de novembro.
“Cada Estado da Federação possui realidades distintas e o Programa SUS Digital será adequado para atender ao cenário de cada localidade. Com isso, ele trará benefícios para os usuários, como agilizar a marcação das cirurgias e de consultas especializadas na capital e nas cidades do interior”, destacou o secretário executivo de gestão interna da Sesau, Éder Correia.