Publicidade
  • Santana do Ipanema, 17/10/2026
  • A +
  • A -

Hospital da Criança oferece tratamento contra câncer infantil

Serviço inaugurado em julho deste ano pela Sesau já atende crianças alagoanas em tratamento contra o câncer.

Foto: Nataly Lopes / Ascom Hospital da Criança de AL
Hospital da Criança oferece tratamento contra câncer infantil

Referência na assistência pediátrica, o Hospital da Criança de Alagoas, em Maceió, conta, agora, com um Serviço de Oncologia. Com isso, a Rede Estadual de Saúde Pública dispõe de um atendimento humanizado e especializado para acolher as crianças dos 102 municípios do Estado acometidas por câncer.

O serviço oferta duas salas de consultas ambulatoriais com especialistas, leitos de enfermaria exclusivos, além de um espaço adequado para a realização da quimioterapia. Para a coordenadora do Programa Estadual de Oncologia (PEO), a oncologista Rafaella Toledo, esse novo atendimento é um grande avanço para Alagoas.

“Essa é uma grande conquista para as famílias alagoanas que passaram a contar com um ambiente acolhedor e qualificado para tratar nossas crianças e adolescentes com câncer. Cuidar dos nossos pequenos é investir no futuro”, acrescenta a médica Rafaella Toledo.

Além dos cuidados com o paciente, a família também vai receber um acolhimento especial na unidade. 

“Quando uma criança enfrenta o câncer, toda a família precisa de cuidado. Com o diagnóstico precoce e o tratamento iniciado no tempo certo, as chances de cura podem ser muito altas”, afirma a coordenadora médica do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital da Criança, Marta Celeste.


Início de um novo momento

Em setembro, durante a campanha nacional de conscientização sobre o câncer infantojuvenil no Brasil, o paciente Luiz Bernardo, 9 anos, foi a primeira criança a realizar quimioterapia na unidade. Ao seu lado, neste momento importante, estava o pai Fábio Inocêncio.

“Estamos aqui enfrentando essa luta, pegado com Deus, que não é fácil. Estamos recebendo um bom tratamento e atendimento para vencer essa batalha”, enfatizou o pai do paciente. 

Para a oncologista pediátrica e coordenadora do serviço no Hospital da Criança, Alessandra Lamenha, os alagoanos têm muitos motivos para comemorar. 

“Celebramos a existência da possibilidade dessas crianças terem um tratamento padrão ouro, que elas possam ter acesso a qualquer tipo de tratamento. Começar essa quimioterapia no paciente que foi diagnosticado de forma rápida, teve todos os seus exames feitos, traz muita esperança”, salienta a profissional. 

Acesso 

Para ter acesso ao serviço, é preciso realizar o agendamento da consulta com a especialidade de oncologia pediátrica, por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). Para a marcação, é preciso ir na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Secretaria Municipal de Saúde mais próxima da residência do paciente.  

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.