Publicidade
  • Santana do Ipanema, 30/09/2026
  • A +
  • A -

Idosa em situação de vulnerabilidade terá atendimento domiciliar em Santana

Medida foi determinada pelo MP após relatório apontar quadro grave e necessidade de acompanhamento.

Foto: Reprodução
Idosa em situação de vulnerabilidade terá atendimento domiciliar em Santana

O Ministério Público de Alagoas instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a situação de uma idosa de 76 anos, moradora de Santana do Ipanema, que, segundo relatório social, se encontra em quadro grave de vulnerabilidade física, psíquica e social. O caso envolve ainda dificuldades relacionadas à alimentação, ao autocuidado e ao acesso seguro ao benefício previdenciário.

De acordo com informações apuradas pelo site Alagoas na Net, a 2ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema converteu uma Notícia de Fato em Procedimento Administrativo de Acompanhamento Individual para fiscalizar a adoção de medidas de proteção social e de saúde em favor da idosa. O relatório apresentado pelo CREAS apontou mobilidade reduzida, dificuldade de autocuidado e um quadro de vulnerabilidade que exigiu a atuação da rede de proteção.

O documento também registra informações sobre falta de suporte regular por parte dos filhos, situação de desamparo e problemas relacionados à renda previdenciária da idosa, que teriam contribuído para um quadro de desabastecimento de alimentos. O caso também envolve a convivência com netos em contexto considerado de risco.

Entre as primeiras providências determinadas pelo Ministério Público está a realização, no prazo de cinco dias, de atendimento domiciliar pela equipe da Estratégia de Saúde da Família e pelo Agente Comunitário de Saúde responsável pela área. A equipe deverá realizar avaliação clínica da distensão abdominal e demais queixas relatadas, além de assegurar medicamentos e encaminhamentos especializados que forem necessários.

Ao CREAS, o MP determinou uma nova visita domiciliar diagnóstica em até dez dias. O órgão também deverá manter a idosa no programa de concessão de benefícios eventuais, incluindo cesta de alimentos, além de prestar apoio para o cadastramento destinado ao recebimento seguro do benefício previdenciário.

O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Luiz Alberto de Holanda Paes Pinto em 29 de setembro de 2026.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.