Arsal lança cartilha de combate à violência contra a mulher
Equipe da Sala Lilás realiza buscas ativas em comunidades da capital, além de palestras em comunidades de Maceió e no interior
A primeira Sala Lilás instalada em um terminal rodoviário do país completa um ano de funcionamento e para marcar a data, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), realizou nesta quarta-feira (14), o I Encontro da Sala Lilás Arsal pelo fim da violência de gênero.
A agência, que é um órgão do Governo do Estado, lançou uma cartilha com orientações de combate à violência contra a mulher, e mostra os locais onde buscar ajuda, além da rede de apoio. A solenidade, contou com a presença de autoridades, sociedade civil e mulheres que apoiam a causa e aconteceu no Centro de Inovação Tecnológica de Alagoas, no bairro do Jaraguá.
O Maracatu Yá Dandara, deu as boas-vindas aos convidados. Dando prosseguimento, foram homenageadas personalidades que contribuem para o fortalecimento das Salas Lilases do Estado, a exemplo do governador Paulo Dantas, que foi representado pela secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas; o deputado estadual Ronaldo Medeiros; o presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Alagoas (Sintrancomp/AL), Maercio Ferreira; as secretárias da Fazenda de Alagoas e da Cidadania e Pessoal com Deficiência (Secdef), Renata Santos e Arabella Mendonça, respectivamente.
Primeira mulher presidente da Arsal, Camilla Ferraz fez questão de ressaltar a importância da iniciativa que prioriza as mulheres no comando das secretarias, bem como destacou a efetividade da sala no acolhimento e no trabalho em prol dessas mulheres.
"A nossa Sala Lilás tem sido vista e sendo modelo para outras agências reguladoras em todo país", disse.
Pesquisadoras do Instituto Maria da Penha, Katiheen Tuanny Siqueira Marques e Elizabeth Gomes Ferreira De Andrade Guimarães, ministraram palestra com tema "A Lei Maria da Penha: Trajetórias e Desafios".
Atribuições
A agência alagoana é responsável pela regulação do transporte intermunicipal de passageiros, o que levou à escolha do Terminal João Paulo II, no bairro do Feitosa, em Maceió, para instalar a Sala Lilás da Arsal, devido ao grande fluxo diário de pessoas. A equipe da sala também realiza buscas ativas em comunidades da capital, além de palestras em comunidades de Maceió e do interior do Estado.
COMENTÁRIOS