“Memórias do Inconsciente”: exposição de Jhonyson Nobre chega à Pinacoteca da Ufal
Mostra aborda memória, racismo e ancestralidade e será aberta em 19 de setembro, com entrada gratuita.
A exposição Memórias do Inconsciente, do artista alagoano Jhonyson Nobre, chega a Maceió neste mês para apresentar obras que exploram memórias familiares, ancestralidade e questões relacionadas à população negra no Brasil. A mostra será aberta no dia 19 de setembro, às 19h, na Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Centro.
Realizada pelo Sesc Alagoas em parceria com a Pinacoteca da Ufal, a exposição poderá ser visitada gratuitamente de 22 de setembro a 18 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.
A mostra reúne pinturas, esculturas, instalações e trabalhos audiovisuais produzidos a partir de referências como álbuns de família, retratos, objetos e cenas do cotidiano. As obras aproximam experiências pessoais de temas presentes na história e na sociedade brasileira, como racismo, colorismo, miscigenação e apagamentos históricos e culturais.
A proposta é levar o público a observar as obras em diferentes níveis. Enquanto o conjunto pode remeter inicialmente a lembranças e relações familiares, a observação mais próxima revela elementos ligados à identidade, à ancestralidade e às experiências da população negra.
Trajetória
Natural de União dos Palmares, Jhonyson Nobre, de 28 anos, atua como artista visual, pesquisador, curador e realizador audiovisual. Sua produção transita por diferentes linguagens e tem como foco temas como memória, ancestralidade e as narrativas do corpo negro no Brasil.
Memórias do Inconsciente foi apresentada pela primeira vez em 2025, no Museu Jorge de Lima, em União dos Palmares. No mesmo ano, a exposição também passou pela Galeria de Arte do Sesc Arapiraca.
A mostra foi incluída pela SP-Arte entre as dez melhores exposições de 2025, ocupando a oitava posição na seleção.
Além das artes visuais, Jhonyson dirigiu e roteirizou os documentários Carrêgo (2024) e Eu desejo, eu desejo, de todo coração (2025). Seus trabalhos também fazem parte de coleções públicas do Centro Cultural Banco do Nordeste e da Pinacoteca da Ufal.
Atualmente, o artista desenvolve pesquisas relacionadas à cerâmica na Comunidade Quilombola Muquém, em União dos Palmares, por meio do projeto Do barro ao afeto, e participa da direção da ARTEPOFAGIA, voltada à pesquisa, produção e difusão da arte contemporânea em Alagoas.
Serviço
• Exposição: Memórias do Inconsciente
• Abertura: 19 de setembro, às 19h
• Visitação: de 22 de setembro a 18 de dezembro
• Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 17h
• Local: Pinacoteca da Ufal, Praça Sinimbu, Centro de Maceió
• Entrada: gratuita
• Classificação: livre





COMENTÁRIOS