Publicidade
  • Santana do Ipanema, 25/06/2026
  • A +
  • A -

Alagoas lança plano para fortalecer políticas de promoção da igualdade racial

Evento será realizado na próxima sexta-feira (26), na Assembleia Legislativa, e marcará a apresentação das diretrizes voltadas ao fortalecimento das políticas de igualdade racial no estado

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Alagoas lança plano para fortalecer políticas de promoção da igualdade racial
Publicidade

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedh) e da Superintendência de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (SUPPIR), realizará, no próximo dia 26 de junho, às 10h, uma sessão pública para apresentação e debate do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas.

O encontro acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) e reunirá representantes do poder público, universidades, conselhos, movimentos sociais, pesquisadores, lideranças comunitárias e sociedade civil.

A atividade integra o processo de elaboração do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, iniciativa que busca estabelecer diretrizes, metas e estratégias para a ampliação das políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial em Alagoas.

Como parte desse processo, já foram realizadas audiências públicas nos municípios de Arapiraca e Carneiros, reunindo representantes de comunidades quilombolas, povos tradicionais, movimentos sociais, lideranças comunitárias e gestores públicos. A etapa na Assembleia Legislativa representa um momento importante para ampliar o debate e consolidar contribuições que irão subsidiar a versão final do plano.

“Estamos construindo um marco para a promoção da igualdade racial em Alagoas. O Plano Estadual nasce do diálogo com a sociedade e será fundamental para orientar políticas públicas de enfrentamento ao racismo e garantia de direitos”, destaca a superintendente de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Manuela Lourenço.

O documento tem como objetivo orientar ações governamentais de forma integrada e transversal, ampliando o acesso a direitos e oportunidades. Entre os eixos contemplados estão educação, saúde, cultura, segurança pública, geração de renda, acesso à terra, valorização das tradições culturais afro-brasileiras e enfrentamento à intolerância religiosa.

A elaboração do plano reconhece a necessidade de enfrentar desigualdades raciais históricas e consolidar políticas públicas voltadas à população negra, aos povos quilombolas, às comunidades tradicionais de terreiro e demais grupos vulnerabilizados, contribuindo para a promoção da justiça social e da cidadania em todo o estado.

Serviço

Evento: Sessão Pública de Apresentação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoa

Data: 26 de junho de 2026

Horário: 10h

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE)








 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.