Publicidade
  • Santana do Ipanema, 26/03/2026
  • A +
  • A -

Estudantes de Pernambuco visitam Museu do Judiciário de Alagoas e reforçam alcance nacional do espaço

Grupo com 50 alunos conheceu o Centro de Cultura e Memória do TJAL, que já ultrapassa 11 mil visitantes e se consolida como espaço interativo e turístico em Maceió

Foto: Cortesia
Estudantes de Pernambuco visitam Museu do Judiciário de Alagoas e reforçam alcance nacional do espaço 50 alunos de escola de Pernambuco conheceram o Museu do Judiciário alagoano
Publicidade

O Centro de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebeu a visita de 50 estudantes do Colégio de Nossa Senhora de Bom Conselho, de Pernambuco, em mais uma ação que reforça o papel educativo e o alcance interestadual do museu do Judiciário alagoano.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto a história da Justiça em Alagoas por meio de documentos, objetos históricos e recursos tecnológicos que tornam a experiência dinâmica e acessível. O espaço, localizado no prédio histórico do tribunal, na Praça Deodoro, tem se destacado como um ambiente de aprendizado e também como ponto turístico da capital.

A diretora do Centro de Cultura e Memória, Irina Costa, destacou que a presença de estudantes de outros estados demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Judiciário alagoano.

“A gente já está acostumado a receber muitos estudantes, mas receber alunos de fora reforça o alcance do museu. Eles nos descobriram, não fomos nós que fomos atrás. Isso mostra que estamos no caminho certo e que nossa história tem muito a ensinar para todas as idades”, afirmou.

Irina também ressaltou o caráter interativo do espaço, que rompe com a ideia tradicional de museu. “Não é um museu chato. É um museu diversificado, acessível e pensado para todo tipo de público, com muita história para contar a qualquer pessoa”, completou.

Durante a visita, um dos alunos tinha problemas auditivos e a equipe do museu estava apta a fazer toda a transcrição em libras.

O número de visitantes também evidencia esse crescimento. Segundo a diretora, o museu já ultrapassa a marca de 11 mil pessoas desde sua criação, recebendo não apenas estudantes, mas também turistas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Reinaugurado em janeiro de 2025 após ampla reforma, o Centro de Cultura e Memória passou a contar com estrutura modernizada, acervo ampliado e recursos tecnológicos, como assistente virtual, realidade imersiva e ferramentas de acessibilidade, incluindo libras, braille e audiodescrição.

Além disso, o espaço ganhou um salão nobre para eventos e exposições temporárias, consolidando-se como um ambiente que une preservação histórica e inovação.

A visita dos estudantes pernambucanos se soma a outras ações educativas promovidas pelo museu, que regularmente recebe alunos de escolas e universidades, fortalecendo a aproximação entre o Judiciário e a sociedade.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.