Profissional do Samu Alagoas participa de treinamento nacional da Força do SUS
Único representante do estado, Roque integra simulado de grandes emergências com centenas de vítimas na Bahia
Curso preparou equipes multissetoriais para a resposta integrada a desastres e grandes acidentes O técnico de enfermagem Roque Fábio dos Santos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Arapiraca, foi o único profissional de Alagoas a integrar a equipe de mais de 380 especialistas treinados pela Força Nacional do SUS em Salvador, entre os dias 4 e 6 de fevereiro. O curso de Capacitação em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), um dos principais do país na área, preparou equipes multissetoriais para a resposta integrada a desastres e grandes acidentes.
O curso de Capacitação em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), promovido pela Força Nacional do SUS, reuniu profissionais de saúde, bombeiros, defesa civil e forças de segurança de diversos estados no Gran Hotel Estela Mares.
O treinamento intensivo abordou desde os fundamentos da resposta integrada até situações especiais como desastres em multidões (Carnaval, estádios), QBRNE (Químico, Biológico, Radiológico, Nuclear e Explosivos), desmoronamentos e inundações. A programação incluiu módulos teóricos sobre comando e controle, utilizando o Sistema de Comando de Incidentes (SCI/SCO), regulação, triagem, montagem de Posto Médico Avançado/Área de Classificação de Vítimas (PMA/ACV) no local, gestão de óbitos e preparação hospitalar.
Além das aulas, um simulado realístico no Farol da Barra testou os conhecimentos dos participantes. A cena simulou um acidente grave envolvendo um trio elétrico descontrolado, com centenas de vítimas, exigindo a ativação completa da cadeia de atendimento: triagem, regulação, transporte seguro e articulação com hospitais da região. O exercício contou com a integração de instituições como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Bombeiro Militar, SAMU, Defesa Civil, Polícia Científica e o Grupamento Aéreo (GRAE).
Preparação para o pior
Com graduação em Gestão em Saúde Pública e pós em Vigilância Sanitária, Roque Fábio dos Santos atua no serviço de motolância e destacou a importância da experiência. “Pra mim foi um privilégio estar representando o Samu de Arapiraca-AL em um curso de capacitação a nível nacional pela FNS, em que me sinto preparado e capacitado para qualquer evento, seja ele um incidente de natureza física, química, biológica, e que estarei sempre à disposição da FNS, quando for convocado”, afirmou.
O coordenador da Central do Samu de Arapiraca, Luiz Henrique de Castro Santos, enalteceu a participação do profissional. “É muito bom acompanhar a participação do Roque no Programa Força do SUS na Bahia, pois ele demonstra grande preparo e profissionalismo. Isso mostra a importância de ter servidores capacitados para atuar em Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV). Profissionais como ele fazem toda a diferença na resposta rápida e eficiente em situações de grandes acidentes”, reforçou.







COMENTÁRIOS