Imprensa Oficial traz dica de leitura infantil para os dias de folia
Título da coleção Coco de Roda, “Carnaval sem fim” integra selo de literatura infantil da Livraria Graciliano Ramos
Livro convida o leitor a conhecer folguedos tradicionais da capital alagoana, a exemplo do Bumba Meu Boi Entre confetes, cores e tradição, o carnaval alagoano também pode ser vivido por meio da leitura. E para celebrar o período mais popular do ano, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos traz como sugestão um dos títulos da coleção Coco de Roda, selo de literatura infantil que não só fomenta a imaginação, mas também valoriza história e cultura alagoanas.
Em Carnaval sem fim, de Tiago Amaral, o leitor é convidado a vivenciar o imaginário popular do maceioense a partir de uma narrativa que dialoga com manifestações populares, mostrando que o livro também é um espaço de celebração, memória e identidade. A obra indicada convida o leitor a participar de um encontro mágico durante o carnaval de Maceió.
E se a Mulher da Capa Preta – lenda da jovem que ‘desapareceu’ após atrair um homem e ser deixada nas proximidades de um cemitério localizado no Prado – e o Moleque Namorador – passista de frevo que dá nome a uma praça em Maceió – se apaixonassem? É a partir dessa pergunta que Carolina e Armando, personagens da cultura local, encontram-se em plena folia, percorrendo diversos bairros e cruzando com folguedos como o Bumba Meu Boi e a La Ursa (quando uma pessoa fantasiada de urso dança ao som de uma batucada).
Com narrativa envolvente e ilustrações que mostram o universo popular, o livro se apresenta como uma opção de leitura para o período carnavalesco, reforçando que tradição, fantasia e educação caminham juntas, dentro e fora do carnaval.
Com autores e ilustradores selecionados por meio de editais públicos, a coleção foi criada para despertar o prazer da leitura desde cedo, estimulando a interação entre pais, filhos, professores e alunos, além de fortalecer o vínculo das crianças com as tradições do estado.
Para o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Maurício Bugarim, a coleção é uma ligação direta com a cultura e tradições alagoanas.
“O carnaval é um período de celebração da cultura popular, mas também pode ser um momento de estímulo à leitura. Nesse sentido, a coleção Coco de Roda demonstra a preocupação do Governo de Alagoas com a formação de leitores e a valorização da cultura alagoana desde a infância, fortalecendo a produção cultural local e ampliando o acesso a obras que abordam a identidade do nosso estado”, destaca Bugarim.
Esta e outras obras podem ser adquiridas tanto por meio da loja virtual (disponível em www.imprensaoficial.al.gov.br), quanto presencialmente, na sede da Imprensa Oficial, localizada à Avenida Durval de Góes Monteiro, bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.







COMENTÁRIOS