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  • Santana do Ipanema, 24/12/2025
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Programa Professor Mentor se torna Lei em Alagoas

Iniciativa criada na pandemia ganha força permanente para fortalecer a aprendizagem, o protagonismo estudantil e a formação integral na rede estadual

Foto: William Kevin e Ana Paula Lins/Ascom Seduc
Programa Professor Mentor se torna Lei em Alagoas Professor Mentor incentiva iniciação científica e recomposição de aprendizagem
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O Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida passa a integrar oficialmente a política educacional do Estado de Alagoas. A iniciativa foi instituída pela Lei nº 9.769, de 19 de dezembro de 2025, sancionada pelo governador do Estado, Paulo Dantas, e publicada na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial do Estado (https://diario.imprensaoficial.al.gov.br/).

A medida consolida uma ação criada no contexto da pandemia e que, agora, ganha caráter permanente na rede pública estadual. Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa tem como foco a recomposição da aprendizagem, a iniciação científica na Educação Básica, o fortalecimento do protagonismo estudantil e a formação integral dos estudantes, respeitando as diversidades e as especificidades dos territórios alagoanos.

O programa conta ainda com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), responsável pela concessão e pagamento de bolsas ofertadas a professores e estudantes monitores, respectivamente nos valores de R$ 1.500 e R$ 250 mensais.

Política de Estado

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, a aprovação do Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa representa um marco para a Educação alagoana.

“O Programa Professor Mentor passa a ser uma política de Estado. Isso garante que, prioritariamente no ensino médio, cada turma conte com um professor mentor e um estudante monitor. É algo que construímos a partir da pandemia, com foco na recomposição da aprendizagem, no acolhimento dos estudantes e na permanência deles na escola”, destacou.

Segundo Lisboa, o programa é um vetor de transformação da comunidade educacional e reforça o pioneirismo de Alagoas ao estruturar uma política que articula projeto de vida, pesquisa, acolhimento e aprendizagem.

Estrutura e objetivos

A Lei estabelece que o programa será desenvolvido a partir de seis eixos estruturantes: Projeto de Vida, Engajamento e Território, Competências Socioemocionais, Recomposição da Aprendizagem, Família e Diversidades.

A atuação envolve três figuras centrais:

               •             Professor Mentor, responsável pela orientação pedagógica, projetos de pesquisa e acompanhamento dos estudantes;

               •             Coordenador Mentor, que acompanha as ações do programa na escola e na Seduc;

               •             Estudante Monitor, que auxilia nas atividades e incentiva o engajamento da turma.

A legislação também cria bolsas para professores e estudantes, custeadas com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), fortalecendo a iniciação científica e o protagonismo juvenil.

Resultados e investimentos

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, destacou a relevância do programa e os impactos positivos já observados.

“Só em 2025, o Governo do Estado, com apoio da Seduc e da Fapeal, investiu cerca de R$ 40 milhões, com quase 7 mil bolsas para estudantes, professores e coordenadores. Os resultados mostram estudantes mais motivados, com melhor desempenho escolar e maior capacidade de transformar o que aprendem em soluções práticas”, afirmou. 

Segundo Guedes, o programa atua como uma importante porta de entrada para a iniciação científica, cultural, tecnológica e empreendedora, preparando os jovens para a universidade e para o mundo do trabalho.

A consolidação do Professor Mentor como lei ocorre em um contexto de ampliação das políticas de ensino médio integral e educação profissional em Alagoas. A partir de 2026, a rede estadual ampliará a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, alinhados às demandas dos territórios e ao desenvolvimento econômico local.

“É um ensino médio mais atrativo, significativo e conectado com a realidade dos jovens. O Professor Mentor fortalece esse processo, garantindo acompanhamento, acolhimento e permanência dos estudantes”, reforçou Ricardo Lisboa.

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