Publicidade
  • Santana do Ipanema, 20/07/2025
  • A +
  • A -

Fábio Campos

A TONGA DA MIRONGA DO KABULETÊ


A TONGA DA MIRONGA DO KABULETÊ Foto: Toquinho.com.br

“Espírito Santo ensina-me, o que pensar, o que dizer, o que calar, o que escrever, o que devo fazer como devo agir, para alcançar o meu bem. Amém.”

O título desta crônica alude a título de música, de Vinícius de Moraes e Toquinho [1970]. Segundo os próprios autores a expressão sugere um lugar, um estado de espírito que desafia a compreensão convencional. Também essa é a nossa proposta, ao escrever. Vale salientar, que naquela época vivia-se a ditadura militar. A censura era forte, e existia, em todo e qualquer tipo de manifestação cultural. Dizer coisas esdrúxulas assim seria uma forma de fugir do regime.     

Um internauta do aplicativo Instagram o Darthvaldo, criou uma lista de 05 palavras que considera as mais inúteis da Língua Portuguesa, totalmente fora de uso na atualidade: DEFENESTRAR: O mesmo que atirar pela janela; DESCALABRO: Sinônimo de dano ou perda; PERNÓSTICO: o mesmo que pretensioso, esnobe; SENESCÊNCIA: igual a envelhecer; ASNIDADE: Burrice. 

Então, propus-me, compor pra esta crônica uma poesia, que contivesse as 05 palavras, que a meu ver não seriam, as mais inúteis, ficou assim: DEFENESTRAR cinco palavras/ considero um DESCALABRO/ Para mim um ato PERNÓSTICO/ Está mais pra insanidade/ Insisto no prognóstico/ É ato de indecência/ Talvez se trate de SENESCÊNCIA/ Ou uma grande ASNIDADE. 

Não por acaso, encontrei reportagem, uma entrevista concedida pelo dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, de 1977, que cita as 03 palavras que considerava as mais bonitas da nossa Língua Mãe: LIBÉLULA; ALVORADA; MURUCUTUTU.  O lexicógrafo alagoano, de Passo de Camaragibe, na mesma reportagem esclarece que a palavra “Libélula” foi escolhida pela sonoridade, que evoca ideia de movimento do vôo do inseto. E que sabia de um termo pejorativo pro inseto voador: “Lava Bunda”. Ao que digo: Só se for lá pra zona da mata, porque aqui no sertão o outro nome, criado pela meninada da minha época, pra inseto era: “Limpa C*”. 

MAS SERÁ O BENEDITO? No Instagram  Darlanselvano contou-nos a origem dessa expressão, vem do período escravagista nos sertões brasileiro. Um personagem ficaria conhecido Benedito “Meia-légua”, líder quilombola que invadia fazendas pra libertar irmãos negros, da escravidão. E usava a seguinte estratégia: dividia os comparsas em pequenos grupos, atacava várias fazendas ao mesmo tempo, e todos vestiam roupas iguais ao do líder. De modo que se alguém era capturado, dava margem à dúvida.Daí a pergunta.

SALVO PELO GONGO. Nunca pela minha cabeça passaria que fosse essa, a origem dessa expressão. Vem da Europa, no período Medieval, onde era comum a Catalepsia, distúrbio neurológico em que se adquire rigidez cadavérica, por um longo espaço de tempo, sem que se esteja morto. Daí, a necessidade de se inventar uma engenhoca em que dotavam os caixões de defunto com um furo e uma cordinha que ficava presa a um badalo do lado de fora da catacumba. Uma pessoa especialmente contratada ficava por alguns dias vigiando pra ver se o “finado” tocava o sino.

Ray-Ban a famosa marca de óculos de sol tem história. “Fundada em 1937 pela companhia norte-americana Bausch e Lomb o nome dos óculos mais famosos do mundo vem da expressão “Banir o Raio”. Em 1929 o Coronel John A. Macready solicitou ao fabricante de óculos para criar óculos de sol para a aviação que reduzissem a distração causada nos pilotos pelos intensos tons de azul e branco do céu. 

Assim como os óculos existem produtos cujos nomes das marcas devido ao uso intenso sobrepujaram o próprio nome do produto. Isso é um vício de linguagem, e tem nome, é metonímia. Outros exemplos em que trocamos a MARCA pelo PRODUTO: ISOPOR, é na verdade Polietileno Expandido; COTONETES, são Hastes Flexíveis; CHICLETE, é Goma de Mascar; MERTHIOLATE, é um Anticéptico; DUREX,é Fita Adesiva. Aliás, dizem por aí que “Durex” em Portugal, é preservativo, “Camisinha”.

E aí como você escreve e pronuncia estas palavras? Vamos colocar primeiro a CORRETA [Com Letras Maiúsculas] e a “Errada” [Minúsculas e entre “Aspas”]: TORÁCICO ou “Toráxico”; BENEFICENTE ou “Beneficiente”; METEOROLOGIA ou “Metereologia”; TRILOGIA ou “Triologia”; REIVINDICAR ou “Reinvindicar”; DIGLADIAR ou “Degladiar”; EMPECILHO ou “Impecilho”; ENTRETIDO ou Entertido”; LOSANGO ou “Losângulo”.       

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR

RESENHA COM ALGUNS TIPOS DE QUEIJO

PROV-ALONE=PRA COMER SOZINHO!

PRA MESÃO=PRA FAMÍLIA GRANDE!

I-SUÍÇO IÇO-IÇO=O PREFERIDO DO CHAVES!


Se alguém Pedir um BEBÊ REBORN e Cancelar o Pedido.

Houve Aqui um Aborto?


Antigamente a Gente Assistia 3 Filmes em 1 Noite. 

Agora são 3 Noites pra Assistir 1 Filme!


O Vizinho Preocupado: E se o BRASIL entrar na GUERRA?

Homem! Nós num Ganha nem Copa do Mundo. Quanto mais Guerra!




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.