Vereador em São Paulo quer revogar Dia da Consciência Negra

05 jan 2017 - 10:24


Vereador por SP, Fernando Holiday (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Vereador por SP, Fernando Holiday (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O vereador mais jovem que venceu as eleições na cidade de São Paulo, Fernando Silva (DEM), popularmente conhecido como Fernando Holiday está preparando uma pauta polêmica para debater no parlamento municipal.

Uma delas é a tentativa de mudar a justificativa do Dia da Consciência Negra, data que marca a homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas.

Desde a sua campanha o agora parlamentar paulista já levantava questões do tipo, mas em recente entrevista a TV Câmara [de SP] ele voltou a relembrar suas bandeiras políticas.

Uma delas é o fim das cotas raciais nos concursos públicos municipais em São Paulo. “Ela reforça o racismo”, diz Holiday.

Para a ação contra o Dia da Consciência Negra a proposta do vereador é mudar a justificativa da data. “Acredito que é um feriado complicado, que muitas vezes pode atrapalhar esse combate [ao racismo]”, alega o vereador ao repórter da TV.

Conhecido como um dos ativistas do Movimento Brasil Livre (MBL), Fernando Holiday já se manifestou, em sua página do Facebook, contra a data e a pessoa de Zumbi. “É um absurdo que exista uma data como esta, e que acima de tudo, homenageie um homem assassino escravagista”, escreveu na rede social.

Da Redação

Comentários