Vereador de Mata Grande e mais oito são presos acusados de participar de roubos à bancos no Sertão

25 jul 2014 - 11:16


Junto com estes, mais seis pessoas foram presos durante a operação da Polícia Civil, Militar e do Gecoc.

Foto: Assessoria MP

Foto: Assessoria MP

Pelo menos oito pessoas, entre eles um vereador da cidade de Mata Grande e um guarda municipal de Canapi, foram presos durante uma operação em combate a crimes de roubos de banco na manhã desta sexta-feira (25) nos estados de Alagoas e Pernambuco. A ação começou ainda na tarde de quinta-feira (24) e foi realizada em conjunto pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público e as polícias Civil e Militar dos dois estados.

Segundo informações do MP, 16 mandados de busca e apreensão e dois de prisão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, para as cidades de Mata Grande, Canapi e Delmiro Gouveia. As investigações do Gecoc apontaram que o vereador identificado como João César, que também é funcionário do Banco do Brasil, é suspeito de ter participação numa ação criminosa na cidade de Inajá, em Pernambuco.

O MP também divulgou que um agente infiltrado teria descoberto que dentro da casa do vereador guardava-se armamento pesado e vários pacotes de dinheiro. Durante a operação, na manhã de hoje, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12, além de uma mira infravermelha (para visão noturna), todas na casa de João Cesar.

O vereador foi presos em flagrante por porte ilegal de arma, mas o MP acredita que o parlamentar teria utilizado um veículo Fiat Pálio, de cor prata, no dia do assalto a agencia de Inajá, onde logo após a ação teria abandonado o veículo na BR 416.

Troca de tiros

Polícia apreendeu várias bananas de dinamite (Foto: Assessoria MP)

Polícia apreendeu várias bananas de dinamite (Foto: Assessoria MP)

Ainda durante a noite de ontem, os policiais interceptaram um veículo Fiat Pálio, de cor prata, placa de Aracaju, que era dirigido por Luiz Siríaco dos Santos, de 41 anos. O MP afirma que o motorista estava junto com outros suspeitos. Todos eles teriam resistido ao ver a polícia, o que resultou numa trocando tiros entre eles e os policiais. Siriaco acabou sendo baleado e morto, já os outros suspeitos conseguiram fugir.

Dentro do veículo a polícia encontrou 16 bananas de dinamites, três espingardas calibre 12, várias tocas (do tipo balaclava), além de inúmeras munições intactas. Segundo o MP, estes suspeitos estariam indo em direção a cidade de Petrolândia, onde encontrariam com mais outras pessoas para realizar mais um assalto a banco em Alagoas.

O Gecoc informou que policiais militares já monitoravam a casa em Petrolândiae ao perceberem a ação, os suspeitos também conseguiram escapar da residência. Ao chegarem, os policiais ainda encontraram um veículo Volkswagem Amarok, de cor preta e placa de Arapiraca, algumas bananas de dinamite, balaclavas e uma quantidade de droga.

Sobre as prisões realizadas, além do vereador, também foram detidas as pessoas identificadas Euzébio Lima Piauí, que é guarda municipal da cidade de Canapí, os irmãos Iran Francisco Sá dos Santos e Robermário Francisco Sá dos Santos, Robério Mandu de Lima, Ismar Luz da Silva, Francisco Alencar dos Santos e José Alexandre dos Santos, todos esses presos em Canapi.

Todos os acusados e o material apreendido foram levados até a 1ª Delegacia Regional de Delmiro Gouveia.

Da Redação

Comentários