Veja o que abre e o que fecha no feriado de Floriano Peixoto

28 jun 2016 - 09:57


Repartições públicas não vão funcionar; Lojas do centro, shoppings e bancos abrem normalmente.

Feriado também faz alusão a Floriano Peixoto (Foto: Presidência da República/Fotos Públicas)

Feriado também faz alusão a Floriano Peixoto (Foto: Presidência da República/Fotos Públicas)

Nessa quarta-feira, dia 29, dia de São Pedro e do Comerciário, o Estado de Alagoas também comemora o dia do nascimento de Floriano Peixoto. De acordo com a assessoria do Governo do Estado todas as repartições públicas serão fechadas, mas o centro de Maceió funciona em horário normal.

Em Arapiraca, distante cerca de 130 km da capital alagoana e segunda maior cidade do estado, o atendimento nas repartições públicas ficará suspenso. Devendo permanecer apenas os serviços essenciais como Limpeza Urbana, Fiscalização de Trânsito da SMTT e o 5º Centro de Saúde, localizado na Rua Padre Cicero, no Centro da cidade.

Segundo a assessoria do Sindicato dos Bancários em Alagoas, todas as agências do estado funcionam com atendimento normal. A mesma coisa acontece com as Casas Lotéricas.

O comércio de Arapiraca funciona normalmente, devido a antecipação do feriado do dia do Comerciário para o dia 24 de junho, em São João, onde todas as lojas foram fechadas.

Quem foi Floriano Peixoto

Floriano Peixoto nasceu em Ipioca, distrito da cidade, em Maceió, numa família pobre de recursos, mas ilustre e ativa na política alagoana. Floriano foi o primeiro vice-presidente durante o governo de Marechal Deodoro e depois da renúncia deste assumiu a presidência sendo o segundo presidente do Brasil, presidindo o país de 23 de novembro de 1891 a 15 de novembro de 1894, no período da República das Espadas.

Foi denominado Marechal de Ferro por ter achado necessário governar o Brasil com punho forte devido aos inúmeros problemas encontrados por ele durante seu governo. Também foi apelidado de Consolidador da República. Durante o governo de seu sucessor, Prudente de Morais, muitos achavam que ele daria um Golpe de Estado, mas nada Floriano fez.

Por Hanny Vasconcelos / Diário Arapiraca

Comentários