‘Seu Lunga’ morre aos 87 anos em Barbalha, no Ceará

22 nov 2014 - 14:32


Joaquim dos Santos Rodrigues ganhou fama com respostas ao “pé da letra”. É um dos personagens populares da cultura nordestina.

Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário

Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário

Joaquim Santos Rodrigues, o “Seu Lunga”, morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense. O sepultamento será neste domingo no Cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte. “Seu Lunga” nasceu no dia 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá, na zona rural do município de Caririaçu, na Região do Cariri. Viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré, e com 16 anos foi morar em Juazeiro do Norte.

Comerciante, poeta e repentista, o cearense era um dos mais folclóricos nomes da cultura popular nordestina. Tornou-se personagem de inúmeras anedotas por suas respostas ao ”pé da letra”, diretas e intempestivas.

O apelido, recebeu de uma vizinha que passou a chamá-lo de Calunga que, com o tempo foi reduzido para “Lunga”. Casado com dona Carmelita Rodrigues Camilo, era pai de 13 filhos, dos quais, dois morreram. “Seu Lunga” tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo há três dias, em Barbalha, por causa de um câncer de esôfago.

Por G1

Comentários