Vereador não vai para reeleição, mas apoia irmão p/ família continuar representada Luciano Gaia é o vereador com maior número de mandatos no Legislativo santanense.

Lucas Malta / Da Redação

28 ago 2015 - 11:42


Vereador fez anúncio na tribuna (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net / Arquivo)

Vereador fez anúncio na tribuna (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net / Arquivo)

O vereador por Santana do Ipanema, Luciano Gaia (PR) declarou em sessão ordinária desta sexta-feira (28) que não deve concorrer à reeleição no próximo pleito municipal do ano que vem. Ele também adiantou que vai apoiar um dos seus irmãos, que já foi candidato em outros pleitos, o agrônomo Osman Gaia.

Ao argumentar sobre tal posicionamento, Luciano disse que a política necessita de pessoas mais jovens, mas também quer que sua família continue tendo presença na política, em especial na Casa Tácio Chagas Duarte. Para ele, as pessoas “gostam de ver sua postura e suas atitudes”.

Beco sem saída

Apesar do discurso, os motivos que levaram a tal decisão podem ser maiores do que o anunciado. A reeleição do parlamentar já era comentada nos bastidores da política local, isso porque, quando se elegeu Luciano fazia parte de um grupo político diferente do atual prefeito da cidade.

Nos últimos tempos, o vereador do PR se aproximou do Executivo e hoje já compõe a base governista, diferente do seu colega de partido, Genildo Bezerra, que é presidente da Câmara e do grupo oposicionista.

Diante do cenário, Gaia estaria na chamada “sinuca de bico”, pois tentaria concorrer, não mais apoiando o bloco a qual o elegeu. Para alguns analistas políticos, se não fosse essa alternativa, o que restaria a ele, caso persistisse na candidatura, seria se filiar a outro partido, o que resultaria na renúncia do mandato.

Até agora Luciano Gaia foi o primeiro vereador a se manifestar, abertamente, sobre as eleições em 2016. Em conversas não oficiais, um grupo de pretensos candidatos a vereador também vem fomentando o debate sobre a ocupação das cadeiras do Legislativo Municipal.

Comentários