Santana do Ipanema e mais 12 municípios começam a ter Serviço de Atendimento Domiciliar

06 mar 2017 - 07:40


Meta da Sesau é implantar programa nos municípios com mais de 40 mil habitantes.

Serviço assegura que pacientes fiquem próximos da família (Foto: Carla Cleto/Agência Alagoas)

Serviço assegura que pacientes fiquem próximos da família (Foto: Carla Cleto/Agência Alagoas)

A cidade de Santana do Ipanema está entre os 13 municípios que já recebem o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O programa atende a pacientes que estão em condições estáveis, mas necessitam de uma atenção especializada e podem receber a assistência em suas próprias residências.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, o serviço já está em funcionamento também nas cidades de Atalaia, Arapiraca, Campo Alegre, Girau do Ponciano, Junqueiro, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.

Até o final deste ano a meta da Secretaria é expandir o SAD para todos os municípios alagoanos que possuem mais de 40 mil habitantes. “Com a implantação do Serviço de Atenção Domiciliar, o paciente pode ser encaminhado para sua residência, onde será acompanhado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde do Município”, explicou a responsável técnica pelo SAD na Sesau, Aline Moraes.

Estrutura

As equipes que atuam nas residências são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de outros profissionais, conforme a necessidade. O paciente é avaliado por uma equipe médica que entra em contato com os representantes do SAD de cada município.

“O SAD é importante, pois diminui a institucionalização do paciente, aumentando seu conforto e, ao mesmo tempo, liberando leitos hospitalares que podem ajudar outras pessoas”, destacou Aline Morais. Ela reforça que este serviço é importante, porque assegura que os pacientes fiquem próximos de seus familiares, representando uma ação de humanização, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Da Redação com Agência Alagoas

Comentários