Reeducandos do Baldomero iniciam curso de Mecânico de Motocicletas

02 set 2014 - 14:38


Promovido pelo Pronatec, curso vai abordar aulas teóricas e prática em laboratório montado pelo Instituto Federal de Educação.

Foto: Ascom Seris

Foto: Ascom Seris

A oportunidade é única e logo foi agarrada por 25 reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti. Na segunda-feira (1º), eles assistiram à aula inaugural do Curso de Mecânico de Motocicletas oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso terá a duração de nove meses e uma carga horária de 450 horas. Fardamento, material didático e lanche serão oferecidos aos alunos. No começo serão ministradas as aulas teóricas e, depois de dois meses, os alunos passam ao laboratório, montado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) dentro da própria unidade prisional. Serão 15 disciplinas e vários instrutores.

“Além de conteúdo diretamente direcionado ao tema do curso, os alunos vão aprender a abrir e tocar o próprio negócio”, explica o supervisor pedagógico Pronatec/Ifal, Darliton Cezario Romão.

“Os cursos ofertados para o sistema prisional tem se mostrado uma agradável surpresa. No início os professores tinham receios, hoje eles se sentem estimulados pelo respeito e receptividade dos reeducandos”, destacou o supervisor.

A gerente de Educação da Superintendência de Administração Penitenciária (Sap), Andréa Rodrigues, disse que o Curso de Mecânico de Motocicleta é o primeiro a ser realizado no Estado pelo Pronatec. “A prioridade do curso é para reeducandos já condenados”, disse.

“Esse é o quarto curso realizado pelo governo federal aqui no sistema, quando estarão formandos 90 aluno. Queremos agradecer o esforço do reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, que pessoalmente se empenhou para trazer esses cursos para os reeducandos”, comemorou Andréa Rodrigues.

Programa Brasil Alfabetizado

Em 30 dias, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) retoma as ações do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). “Vamos oferecer mais oitenta vagas para internos do Baldomero Cavalcanti e mais 20, para as reeducandas do Presídio Santa Luzia. É o terceiro ciclo do PBA ofertado dentro do sistema prisional”, informa Andréa.

Por Hélder Accioly Bayma / Agência Alagoas

Comentários