Protesto denuncia má qualidade da água em Olho D’Água do Casado

21 out 2014 - 12:00


Moradores reclamam do líquido que chega nas torneiras com cor e cheiro. Casal nega contaminação e diz que água é tratada e desinfectada.

Foto: Cortesia / Internauta / CadaMinuto

Foto: Cortesia / Internauta / CadaMinuto

Moradores de Olho D’Água do Casado se concentraram, na manhã desta segunda-feira (20), na praça central da cidade e realizaram uma passeata para denunciar a má qualidade da água distribuída pela Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal).

No protesto, os moradores levaram garrafas plásticas com amostras da água que segundo eles está chegando nas torneiras. O líquido apresenta cor esverdeada e a presença de substâncias estranhas parecidas com lodo. “Essa água está fazendo mal a todo mundo. Gripando e provocando doenças. Ela chega podre”, diz uma das moradoras ao acompanhar a passeata com uma amostra do líquido na mão.

Os moradores suspeitam que a água distribuída pela Casal na cidade esteja contaminada e seja a causa do surto de hepatite “A” que aflinge moradores do município, que já registrou oito casos confirmados da doença. Por isso, o protesto parou em frente ao escritório da Casal em Olho d´Água do Casado.

A reportagem da TV Gazeta encontrou os técnicos da Casal em uma estação que trata a água fornecida para a cidade. Na ocasião, o assistente operacional da companhia mostrou a água que é liberada para as torneiras das casas. “Essa água foi tratada, desinfectada e filtrada. Por isso disponibilizamos para a cidade”, expõe o assistente operacional da Casal – Unidade Sertão, Edvânio José, ao provar da água que sai direto da tubulação.

Mesmo assim, os moradores fecharam a rodovia de acesso à cidade para exigir a presença de representantes da Casal no local. Depois de muita discussão, o coordenador operacional da unidade Sertão, André Hildaberto se comprometeu a acompanhar com maior rigor a distribuição e a qualidade da água na cidade.

O secretário de Saúde de Olho d’Água do casado, Felipe Barros Vieira, informou que os agentes de saúde já distribuem hipoclorito de sódio para as famílias aplicarem na água. Ele ainda disse que houve reforço no trabalho de conscientização nas escolas a respeito da limpeza da água e dos alimentos antes de consumir.

Do G1 com TV Gazeta

Comentários