Prefeitos de Alagoas recebem planos com metas para gerir seus resíduos sólidos

08 Maio 2017 - 20:38


Agora os consórcios vão para uma nova fase que é a de cumprir as metas estabelecidas no planejamento.

Prefeito de Olho d'Água das Flores recebeu plano do Crigres (Foto: Assessoria AMA)

Prefeito de Olho d’Água das Flores recebeu plano do Crigres (Foto: Assessoria AMA)

Inúmeros gestores públicos dos municípios alagoanos estiveram reunidos nesta segunda-feira (8), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para receber pessoalmente os Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pigirs). Os documentos são mais um passo da política nacional de resíduos nas cidades brasileiras.

Os textos são resultado de audiências públicas, ocorridas em todas as regiões do estado, através de consórcios intermunicipais. Agora, cada um destes consórcios vai para uma nova fase que é a de cumprir as metas estabelecidas no planejamento debatido com prefeituras e sociedade.

Representando os consórcios Conagreste, Cigres, Conorte, Crerssal, Conisul, Corszam e o Metropolitano, o prefeito de Olho D’Água das Flores, Carlos André dos Anjos disse que agora a população, geradores de resíduos e comerciantes também precisam ser parceiros do poder público para reduzir a grande quantidade de resíduos nas ruas e promover sua disposição final.

“São anos de luta e trabalho. Sabemos a importância do tratamento correto do lixo para a comunidade e vamos nos empenhar nos processos de educação para cumprir o que nos propomos fazer”, garantiu o presidente do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos da Bacia Leiteira (Cigres).

De acordo com a diretriz de referência do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que norteou os planos intermunicipais, o teor destes documentos, bem como suas ações devem ser apresentadas pelos prefeito a população o mais breve possível.

Da Redação com Assessoria AMA

Comentários