Projeto expõe poesias de Lêdo Ivo em homenagem aos 200 anos de Alagoas O Instituto Lumeeiro e o Governo do Estado, dentro da agenda de comemorações dos 200 anos de Alagoas, homenageiam o poeta alagoano Lêdo Ivo

08 dez 2017 - 10:00


Foto: Jario Silva/Assessoria)

Próxima terça, 12 de dezembro, às 20h, no Sou Jorge Petiscaria, o Instituto Lumeeiro e o Governo do Estado realizam o Papel no Varal: Lêdo Ivo, em homenagem ao bicentenário da Emancipação política de Alagoas.

Ricardo Cabús, com muita alegria e irreverência, comanda o palco de declamações. No varal, poemas do alagoano que ganhou o mundo fazendo da arte das palavras seu ofício: Lêdo Ivo. As cordas de sisal estarão entrelaçadas com 100 poemas do ilustre filho das Alagoas, convidando o público para contemplá-los e dar-lhes voz. Entre os versos escolhidos estarão os do poema A passagem:

Que me deixem passar – eis o que peço

diante da porta ou diante do caminho.

E que ninguém me siga na passagem.

Não tenho companheiros de viagem

nem quero que ninguém fique ao meu lado.

 

A noite ainda conta com show da talentosa Fernanda Guimarães que entoará canções famosas da MPB durante e após as declamações. Também haverá surpresas com participações especiais para leituras dos poemas.

O evento é gratuito e as mesas podem ser reservadas pelo e-mail reservas@lumeeiro.org. Aqueles que solicitarem mesa terão reserva garantida 10 minutos antes do início do evento. Após esse horário a mesa será destinada aos participantes que estiverem na lista de espera.

O Papel no Varal

O projeto, iniciado em 2009, leva a poesia ao grande público. Num varal de sisal, 100 poemas de autores de todos os tempos e de todos os cantos são dispostos para que as pessoas escolham e leiam. Há duas orientações: não trazer de casa, nem ler o próprio poema. A curadoria fica por conta de Ricardo Cabús e a pré-seleção passa pelo conselho editorial do Instituto Lumeeiro.

Comentários