ONG discute prevenção ao câncer de mama em presídio feminino

23 out 2014 - 13:09


Ação faz parte da campanha Outubro Rosa; encontro foi organizado pela diretoria de saúde da Superintendência de Administração Penitenciária (SAP).

Foto: Jorge Santos

Foto: Jorge Santos

O mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama. As reeducandas do Presídio Feminino Santa Luzia assistiram, nesta quarta-feira (22), uma palestra ministrada pela ONG Renascer sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O encontro foi organizado pela diretoria de saúde da Superintendência de Administração Penitenciária (SAP) e contou com a presença de pacientes que venceram o câncer.

A ONG Renascer atua há oito anos, sendo este o terceiro ano de trabalho no sistema penitenciário. A assistente social Marlene Mesquita ministrou a palestra e contou a importância desse trabalho. “Esses encontros são formas de explanar sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer, pois quanto mais disseminada a informação, mais chance de um diagnóstico precoce”, disse.

Assistindo atentamente a palestra, a reeducanda Edvania de Oliveira disse que aprendeu bastante no encontro. “Aprendi muito com essas informações e vou me cuidar melhor. Também vou ensinar as minhas colegas que não estiveram aqui, pois é importante se conhecer para ter um diagnóstico precoce”, contou.

Clarice Damasceno, diretora de saúde da SAP, disse que essas iniciativas são muito produtivas e contribuem no trabalho da diretoria. “Com as orientações que elas recebem aqui, elas se tornam disseminadoras de informação”, falou. Ainda segundo a diretora, outra ação irá acontecer durante a campanha. “Dia 28 de outubro levaremos algumas pacientes para realizar a mamografia no hospital Santa Casa. Isso nos ajudará no acompanhamento de cada uma delas”, finalizou.

Por Mayara Wasty / Agência Alagoas

Comentários