No Dia Mundial do Sorriso, organização social seleciona jovens para receber tratamento odontológico gratuito

18 abr 2015 - 11:46


Pela terceira vez, Oral-B e o programa Dentista do Bem se unem em 12 países para recuperar a saúde bucal de milhares de crianças e jovens carentes com idades entre 11 e 17 anos

Sorriso

Foto: Divulgação

 No próximo dia 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, a Oral-B e o programa Dentista do Bem realizarão a terceira edição da maior triagem odontológica do mundo, levando cuidados e atendimento ao sorriso de milhares de jovens de 11 a 17 anos. A ação acontecerá simultaneamente em cerca 300 munícipios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. A expectativa é que mais de 60 mil jovens sejam triados nesse dia.

 Em Maceió, a triagem acontece na Escola Municipal Denisson Menezes, das _08 às 13h e em Arapiraca, na Escola de Ensino Fundamental Jesus Redentor, das 13 às 17h. O objetivo é identificar adolescentes de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico. “Escolhemos o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, afirma Sandra Bezerra Silva, voluntária da TdB, organização social que gerencia o Dentista do Bem.

 O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. Em treze anos, mais de 500 mil jovens passaram pelas triagens da TdB, e 50 mil foram encaminhadas para tratamento.

 Confira as cidades participantes da maior triagem odontológica do mundo e os respectivos endereços no site www.tdb.org.br/amaiortriagemdomundo. Para solicitar uma triagem em sua escola ou instituição, acesse: http://turmadobem.org.br/br/preciso-de-um-dentista-do-bem/

 A compra de qualquer produto da Oral-B é a melhor forma de fazer uma criança sorrir Há mais de três anos a marca apoia o Dentista do Bem, incentivando o maior movimento de dentistas do mundo na melhoria da saúde bucal dos jovens de baixa renda. Neste período, o programa cresceu significativamente: foram mais de 20 mil jovens contemplados com tratamento odontológico gratuito e mais de 5 mil dentistas se tornaram voluntários e aderiram ao movimento. “A Oral-B estabelece uma relação muito próxima com dentistas, desde o desenvolvimento das renomadas linhas de produtos até trabalhos sociais tão significativos. Por isso temos muito orgulho em fazer parte desse programa, que é o maior movimento de dentistas do mundo”, conta Poliana Sousa, diretora de Marketing de Oral-B no Brasil.

 Sobre o Dentista do Bem

 Dentista do Bem é o principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 15 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.300 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa também está presente em Portugal e outros doze países da América Latina.

 A seleção dos beneficiários é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Os dentistas voluntários atendem os selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo. Mais de 500 mil jovens passaram pelas triagens do programa e 50 mil já foram encaminhados ao dentista.

 Jhonatas Mendonça 

Comentários