Municípios se preparam para temporada Junina; veja onde tem festa

31 Maio 2016 - 10:30


Festas juninas são tradição no Nordeste (Foto: Amanda Oliveira/ GOVBA / Fotos Públicas)

Festas juninas são tradição no Nordeste (Foto: Amanda Oliveira/ GOVBA / Fotos Públicas)

Depois do Carnaval, o São João é o festejo popular mais comemorado pelos brasileiros. Dos mais de mil eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos Turísticos, 54 são dedicados à festa. As celebrações movimentam o calendário de diversos Municípios a partir de maio e tem seu ápice no mês de junho, encerrando em agosto.

O Nordeste é a região que reúne o maior número de festas e as maiores atrações do período. Entre os grandes eventos que acontecem ao longo de quase todo o mês de junho, estão as festas de Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN). Todas as capitais da região comemoram o São João com shows populares, além dos tradicionais arraiás, e festivais de quadrilhas juninas.

Dois Municípios nordestinos disputam o título de quem faz o maior e melhor São João do Mundo. São eles Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). Um conjunto de shows e atrações movimentam multidões ao longo do mês de junho. Ainda no Nordeste, os festejos de São Luis (MA) também se destacam pelos diferentes sotaques da música local em uma celebração que mistura festa junina com Boi-Bumbá.

Em Mossoró (RN) o espetáculo Chuva de Bala no Pais de Mossoró dá um toque especial à festa. Ao longo da programação junina, a cidade revive o dia 13 de junho de 1927, quando a população resistiu armada para enfrentar o bando de Lampião.

Outras regiões

Nas demais regiões, as festas juninas adquirem características locais como o Forrozão Marajoara e Salvaterra na Roça (PA), Arraiá Caiçara (SP), Arraial Anaua e Macuxi (RR). Ou ainda o São João do Cerrado (DF) e o Banho de São João de Corumbá (MS), que termina com a condução da imagem do santo até o Rio Paraguai.

Orientações aos Municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores que incluam em suas estratégias para formação dos produtos turísticos os eventos culturais, em especial os festejos juninos. A entidade lembra que o São João é um manifestação cultural com grande potencial turístico para atrair visitantes brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer as tradições das festas juninas.

As festas populares brasileiras são identificadas como produtos de investimentos e ganhos financeiros de importância, pois movimentam altos valores em sua produção. Isso desperta o interesse de investidores, patrocinadores e movimenta toda a cadeia produtiva do turismo.

Muitos Municípios têm suas grandes festas entre as principais atividades econômicas locais, condição que leva essas celebrações a terem prioridade nos planos político-administrativos.

Confira a lista completa das festas de São João

Da Agência CNM com informações do Ministério do Turismo

Comentários