Maioria dos municípios alagoanos tem três candidatos na disputa a prefeito

30 ago 2016 - 08:17


CNM divulgou estudo sobre eleições nos municípios brasileiros.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mês de outubro está cada vez mais próximo, e com ele, chegam também as eleições municipais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) deu continuidade aos seus estudos e publicou três levantamentos que avaliam o pleito deste ano. Um total de 16.297 candidatos irá concorrer ao cargo de prefeito.

Apesar dos estudos mostrarem, com base em uma primeira análise dos dados disponibilizados pelo TSE, que 97 municípios brasileiros terão apenas um candidato, em Alagoas nenhum município foi registrado neste caso.

A maioria dos municípios alagoanos, 45, estão com três candidatos na disputa. Um fato que chama a atenção nestas eleições municipais é que a disputa pelas prefeituras está polarizada entre duas candidaturas em mais da metade dos municípios do país (2.620 ou 47,1%), apontam os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 23 de agosto e consolidados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A população que decidirá entre dois candidatos nestes 2.620 municípios alcança a 30,4 milhões de pessoas, ou 15% da população brasileira, e estarão em disputa os votos de 23,3 milhões de eleitores. Em Alagoas, são 35 municípios que possuem embate com apenas dois candidatos.

Outros 11 municípios alagoanos têm cinco candidatos; nove cidades estão com quatro candidatos, um município com seis candidatos e a capital, Maceió, que na época do estudo estava com oito candidatos, mas após a renúncia do candidato do PSTU, está com sete na disputa à prefeitura.

No primeiro estudo realizado pela CNM, é possível conferir uma análise do contexto geral das eleições nos 5.568 Municípios brasileiros. O material foi elaborado com base nos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 22 de agosto e leva em conta apenas as candidaturas a prefeito com situação deferida ou aguardando julgamento pelo órgão.

O segundo material, por sua vez, aprofunda o entendimento acerca do pleito deste ano. Ele apresenta informações específicas onde a disputa se dará entre dois candidatos. Há comparativos por região e também por Estado. Já o terceiro estudo enfatiza os casos onde somente um candidato concorre às eleições municipais.

Confira os estudos da CNM por completo:

Primeiro estudo – análise geral

Segundo estudo – Municípios com embate entre dois candidatos

Terceiro estudo -Municípios com somente um candidato

Da Assessoria AMA com CNM

Comentários